2. Leia o texto a seguir.
Não é de hoje que ser "moderno" e "antenado" é ser diferente. Toda geração tem seu grupo tentando criar
uma identidade própria, de preferência distante dos padrões que a sociedade considera normais, mas
muito do que pregam tem um pé nos anos 70. No Brasil, uma das tendências é a ecovila, espécie de
comunidade baseada na produção de alimentos orgânicos, no uso de energia renovável e na preservação
do ambiente. Outra moda é a volta dos discos de vinil (por exemplo, LPs) e a cultura do faça você
mesmo, como a produção caseira de cervejas
(Adaptado de: PRADO, A. C.; HUECK, K, A Volta dos Hippies. Super Interessante, 296.ed., São Paulo:
Editora Abril, out, 2011, p.77-79.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade
contemporânea, assinale a alternativa correta.
A) A cultura do “faça você mesmo”, por ser contra a exploração social, pauta-se pela recusa em utilizar
produtos industrializados.
B) A retomada de práticas artesanais e criativas de sociabilidade é um dos fatores da redução da
criminalidade juvenil no Brasil.
C) Entre os jovens de hoje, as identidades têm se constituído, predominantemente, a partir de elementos
reconhecidos como culturais.
D) Inspirados nos hippies dos anos 1970, os jovens de hoje forçam o capitalismo a retornar a seu período
artesanal.
E) O retorno aos referenciais setentistas justifica-se por ter sido um período no qual os jovens cultivavam
mais os valores tradicionais...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
Resposta:
Letra C
Explicação:
Nas últimas décadas, a participação do grupo social identificado como jovens tem sido construída, algumas vezes, a partir de valores que se contrapõem à lógica produtivista da sociedade, a exemplo dos hippies, e, outras
vezes, a partir de referenciais como status, modos de vida, estilos de existência, como é o caso dos yuppies, jovens bem sucedidos e voltados ao desfrute de todas as possibilidades abertas pela sociedade capitalista. A diversidade
dessas vivências pode ser designada sob o conceito de culturas juvenis. As identidades dentro do quadro referido são cada vez mais difíceis de serem verificadas a partir de valores relacionados às estruturas de classes. Tratar da
constituição de “identidades” remete, pois, aos recursos teóricos que dão ênfase aos elementos reconhecidos como culturais em uma dada experiência.