2) Leia o texto a seguir, escrito em janeiro de 1789 pelo abade Sieyés, personagem que presenciou todas as etapas da Revolução
Francesa.
"O plano desse escrito é muito simples. Temos três questões a tratar:
1) O que é o Terceiro Estado? Tudo.
2) Que foi ele até o presente na ordem política? Nada.
3) Que solicita? Tornar-se alguma coisa. (...)
b) De acordo com o texto e seus conhecimentos explique qual era a participação política do Terceiro Estado no período que antecede a
Revolução Francesa.
c) Transcreva uma passagem do texto que pode ser relacionada ao início da Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Nao era, composto apenas por burguesia, tinha também os camponeses e eles não pagavam impostos apenas paras o rei e também para igreja. No começo da revolução os camponeses/pequena/alta burguesia agiram juntos na queda da bastilha, mas perderam espaço quando a revolução estava tomando outros rumos, mas eles voltaram a ganhar quando os jacobinos queriam ajuda dos sans-culottes.
c) cadê o texto?
Explicação:
b) O Terceiro Estado, porém, não estava disposto a manter-se nos Estados Gerais dentro dos moldes em que ele funcionava em tempos passados. Com isso, foi proposto pelos representantes desse Estado uma alteração no funcionamento dos Estados Gerais. Em vez de o voto ser por Estado, foi proposto que ele fosse individual, isto é, todos os membros dos Estados (incluindo os mais de 500 do Terceiro Estado) teriam direito ao voto.
O rei francês não aceitou a proposta e, assim, o Terceiro Estado rompeu com os Estados Gerais e fundou a Assembleia Nacional Constituinte, com o propósito de redigir uma Constituição que proporia mudanças para a França, tornando-a uma monarquia constitucional. Quando Luís XVI tentou fechar a Constituinte à força, a população parisiense rebelou-se em sua defesa.