2. Leia a tira.
a. No primeiro quadro, a concordância verbal está correta na frase "A maioria das pessoas não sabem"? Se o verbo estivesse no singular, a concordância continuaria correta? Justifique.
b. No segundo quadro, o verbo "ter" aparece sem acento gráfico na fala de Haroldo e com acento na de Calvin Justifique essa diferença ortográfica.
Soluções para a tarefa
Sobre a concordância verbal, seguem as respostas das questões:
a) Se o verbo "saber" fosse pra o singular, a concordância continuaria correta. Quando o verbo está no singular, ele concorda com a ideia de conjunto proposta pelo termo "maioria". Portanto, a concordância no singular é válida.
b) Na fala de Haroldo, o verbo "ter" concorda com a palavra "geniosidade", que está no singular. Por isso não possui acento. Já na fala de Calvin, o verbo "ter" concorda com a palavra "gênios", que está no plural. Essa é razão pela qual sua conjugação possui acento.
O que é concordância verbal?
Concordância verbal é uma relação harmoniosa que ocorre entre o sujeito e o verbo. isso quer dizer que o sujeito e o verbo precisam estar no plural ou no singular ao mesmo tempo. Alguns exemplos de concordância verbal são:
- Ela ama flores.
- Eles foram ao shopping.
Aprenda mais sobre concordância verbal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49325393
#SPJ1
Resposta:
Explicação:
a) Sim, porque o verbo "saber" caso tivesse no singular a concordância estaria correta. A concordância verbal tem uma boa relação com o sujeito e o verbo, mesmo o verbo estando no singular ou no plural.
b) Na fala de Calvin o verbo "ter" concorda com a palavra "gênios" que está no plural, logo o verbo tem acento. Já na fala de Haroldo o verbo "ter" concorda com a palavra "generosidade" que está no singular, logo o verbo neste caso não tem acento.