2)Leia a notícia abaixo e responda à questão:
Chile presta homenagem a Salvador Allende 43 anos depois do golpe de Pinochet
Santiago do Chile, 11 set 2016 (EFE)
"O Chile prestou neste domingo homenagem ao ex-presidente Salvador Allende, vítima de um golpe de Estado há 43 anos comandado pelo general Augusto Pinochet, em cerimônias que pediam justiça contra os atos cometidos na ditadura. O ato principal foi celebrado no Palácio de la Moneda, sede do governo, que foi bombardeado por aviões da Força Aérea do Chile em 11 de setembro de 1973. Várias flores foram colocadas perto da estátua de Allende da Praça da Constituição, e as ruas foram tomadas por uma tradicional manifestação organizada por grupos de direitos humanos em direção ao cemitério geral de Santiago, onde estão os restos mortais do ex-presidente deposto pelos militares.
‘Quarenta e três anos se passaram desde que, neste mesmo palácio, foi apagada a chama da democracia para a instalação da ditadura, do terrorismo de Estado e da arbitrariedade no coração de nossa pátria’, disse a presidente do país Michelle Bachelet".
A partir da notícia acima e do evento tratado por Bachelet, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
a fala de Bachelet é tendenciosa, pois ignora os milhares de mortos e a guerra civil instaurada por Salvador Allende no processo revolucionário.
b)
a referência ao terrorismo de Estado é algo comum nas Ditaduras Civis-Militares do Cone-Sul, quando esses governos matavam aqueles que se opunham às suas ideias.
c)
o governo de Salvador Allende foi derrubado por Augusto Pinochet em um golpe com o apoio da URSS.
d)
o apoio dos EUA à ditadura de Pinochet acabou quando as notícias sobre as violações dos direitos humanos no Chile começaram a se espalhar pelo mundo.
e)
o governo comunista de Bachelet faz referência às políticas de Allende por se ver como uma continuação direta de sua proposta utópica.
3)
"Se, às vezes, estranhas famílias desembarcam – como uma pobre mulher de Granada, com um filho e quatro filhas das quais uma vai cair nos braços de Hernán Cortés–, aqueles que chegam são, em sua maioria, homens sós, solteiros ou casados que deixaram mulher, amante e filhos na Espanha. Como a astúcia e a teimosia, a juventude e a mobilidade dão a quem sobreviver e enriquecer atributos indispensáveis. Las Casas está com dezoito anos, Bernal Díaz e Cortés com dezenove, quando atravessam o Atlântico. O futuro conquistador do México responde a um amigo que propõe que permaneça na Hispaniola e que aceite ficar lá por pelo menos cinco anos para aproveitar dos privilégios reservados aos residentes: ‘Nem nesta ilha, nem em nenhuma outra, não tenho a intenção nem o pensamento de ficar por muito tempo; é por isto que não ficarei aqui nestas condições’".
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Conquista e a Colonização da América, considere as afirmativas a seguir.
I. Os conquistadores, na sua maioria, eram filhos caçulas de famílias de média, pequena e bem pequena nobreza que conheceram em suas casas o modo de vida aristocrata, com as ambições que a terra de Espanha não podia mais alimentar.
II. As vilas, muitas vezes miseráveis, que deveriam reter e fixar os recém-chegados, revelaram-se lugar de descanso provisório até que conseguissem, em outro lugar, um destino melhor, índios e ouro.
III. Os casamentos de espanhóis com mulheres indígenas acrescentaram às sociedades americanas elementos estáveis e integradores, suficientes para constituir o núcleo de um mundo futuro, sem discriminações.
IV. Naquela fronteira americana do mundo ocidental, os conquistadores organizaram suas vidas de maneira estável, fixando suas famílias e cultivando a terra para a produção de especiarias exportáveis.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
apenas I e II
b)
apenas I e III
c)
apenas II e III
d)
apenas I
e)
I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
II e III
pq eu já estudei isso e a professora disse
Respondido por
19
Resposta:
Explicação:
1c
2b
3a
4b
Corrigidas pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás