2- Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
a) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
b) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
c) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
d) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Montesquieu repudiava que o poder se concentrasse em uma só pessoa, pois, no seu pensamento, o poder era capaz de corromper qualquer pessoa. Sendo assim, ele propôs o sistema de freios e contrapesos, a divisão em três poderes: executivo, judiciário e legislativo. Nesse sistema, todo mundo controlava todo mundo, de modo que o poder não se concentrasse nas mãos de uma única pessoa.
Resposta:
letra A ("É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder")
Explicação:
Charles de Secondat, que você deve conhecer como Barão de Montesquieu, foi um dos mais importantes pensadores políticos do iluminismo, com sua produção intelectual influenciando até hoje a organização política ocidental! Como parte do movimento iluminista, Montesquieu era um grande crítico do absolutismo e sua fonte inesgotável de poder ao Rei. Segundo o filósofo, “Todo o poder corrompe. E o poder absoluto corrompe absolutamente!”. Ora, qual seria a forma, então, de se organizar para que o poder fosse menos nocivo? Para o francês, a resposta era simples: tratava-se de dividir o poder em três – executivo, legislativo e judiciário -, sendo que cada poder deveria ser autônomo, independente e teria a função de fiscalizar o correto funcionamento dos demais.
Espero ter ajudado!