2. Há no primeiro verso dois substantivos que são antônimos:
a) Quais são eles?
b) Que sentimentos do eu lírico eles simbolizam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As duas palavras, mantém e mantêm, existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas estão conjugadas no presente do indicativo. Entretanto, mantém está conjugado na 3ª pessoa do singular e mantêm está na 3ª pessoa do plural. Portanto, a construção: Ela (sujeito)mantém (verbo) no sótão os três gatinhos de pelo cinzento- o verbo manter concorda em número com o sujeito da oração que está no singular e conforme a regra explicada acima, o verbo deve ser conjugado na 3ª pessoa do singular. Observe também que na oração o verbo pelo não está acentuado, pois conforme o Novo Acordo Ortográfico, o acento circunflexo que o distinguia da preposição pelo (pêlo- substantivo= penugem, cabelo/ pelo- junção da preposição “per” ao artigo) foi dispensado.
02) Alternativa E
Amém- Oxítona, ou seja, é uma palavra cujo acento tônico recai na última sílaba. As palavras oxítonas são acentuadas quando terminarem em A, E, O, seguidos ou não de s, e em EM, ENS.
Tríceps/ Jóquei- Paroxítona, ou seja, é uma palavra cujo acento tônico recai na penúltima sílaba. As palavras paroxítonas são acentuadas quando terminarem em UM, UNS, L, ÊEM, PS, X, EI (s), ÃO (s), U (s), ditongo crescente (s), N, ÔO, I (s), R, Ã (s).
Pôr (verbo) – A forma verbal pôr mesmo depois do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 2008, permanece acentuada para distinguir da preposição por. O verbo pôr se refere ao ato de colocar, depositar, apoiar, pendurar, incluir. A preposição por pode significar através de, para, a favor de, durante, até, por volta de, em razão de.
03) Alternativa D
Foram eliminados, conforme o Novo Acordo Ortográfico, os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos: enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo/ creem, deem, leem, releem, veem, preveem. Porém, os acentos diferenciais do verbo ter, forma conjugada no presente do indicativo, continuam: Tem (sem acento) está na 3.ª pessoa do singular e têm (com acento) está na 3.ª pessoa do plural.
04)Alternativa D
Conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa o acento que diferencia a preposição por (através de, para, durante) do verbo pôr (forma no infinitivo- ato de colocar) foi mantido. Portanto, na oração da alternativa D a acentuação do verbo foi empregada corretamente: Preciso pôr (verbo) as coisas em ordem.
05) Alternativa C
Com Novo Acordo Ortográfico foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos: ee- creem, deem, leem, releem, veem. Desta forma, está incorreta a acentuação do verbo crer na alternativa C: Os jovens crêem no futuro.
06) Alternativa B
O Novo Acordo Ortográfico não trouxe alteração à seguinte regra: Mantém, intervém, obtém (acento agudo) quando na 3ª pessoa do singular, ou seja, sujeito que concorda também no singular e mantêm, intervêm, obtêm (acento circunflexo) quando na 3ª pessoa do plural concordando assim com o sujeito no plural.
07)Alternativa C
Com o Novo Acordo desaparece o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte): joia, ideia ,boia,asteroide, Coreia, plateia, assembléia, heroico, estréia, paranoia,Europeia, apoio,jiboia. Dessa maneira, foi acentuada incorretamente a palavra joia nas alternativas dadas.
08) Alternativa B
Mesmo com o Novo Acordo Ortográfico permanece o acento agudo nas palavras seguintes:
Oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens: Alguém e Armazém (Outros exemplos: Detém, deténs, harém, haréns);
Paroxítonas terminadas em r / x / n / l: Útil, Inverossímil; Caráter, Açúcar (Outros exemplos: mártir, fêmur, fácil, elétron, tórax, córtex).
09) Alternativa A
De acordo com a questão, as palavras que devem ser acentuadas pelo mesmo motivo são: também e refém, pois, conforme o Novo Acordo,oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens permanece o acento.
10) Alternativa B
Fluido ou fluído- As duas formas existem, mas possuem significados diferentes, veja: quando se quer falar de um líquido a palavra não leva acento gráfico, entretanto, se estiver no sentido de particípio, então leva o acento (Havia fluído ladeira abaixo.)
Anzóis- Conforme as novas regras o acento nos ditongos -éi e -ói permanece nas palavras oxítonas e monossílabos tônicos de som aberto: Anzóis herói, constrói, dói, anéis, papéis;
Tatuí- Oxítona com u ou i em posição final da última sílaba, seguidos ou não de s, leva acento. Ex: tatuí, tuiuiú;
Armazém- Oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens;
Caráter- Paroxítonas terminadas em r / x / n / l leva acento gráfico.