2. Faça uma pesquisa sobre o Filósofo Schopenhauer e escreva sobre seu principal conceito.
Soluções para a tarefa
Arthur Schopenhauer nasceu na Polônia em 22 de fevereiro de 1788. Publicou sua principal obra, "O Mundo como Vontade e Representação", em 1818 e levou uma vida solitária. Morreu em 21 de setembro de 1860, vítima de ataque cardíaco, aos 72 anos.
O ponto de partida do pensamento de Schopenhauer é: “O mundo é minha representação”. Em outras palavras, tudo o que existe para mim é o que eu percebo. O real, enquanto coisa em si, é inalcançável. O nosso conhecimento atinge apenas as representações.
Além de ser o filósofo da representação, Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. A Vontade é a essência da subjetividade, a essência do “eu”. Irracional, desprovida de conhecimento, possuidora de um infinito desejo de afirmar-se, a Vontade é o que chamamos de instintos.
Porém, o homem possui consciência de sua Vontade. No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do afirmar-se.
Estamos a todo momento buscando realizar nossa Vontade, que é insaciável; é um paradoxo. Se conseguíssemos acabar com a Vontade, segundo Schopenhauer, o nosso destino seria inevitavelmente o tédio.
FONTE: Guia do Estudante