História, perguntado por liviagelinho00, 4 meses atrás

2) Explique por que ter direitos e deveres devem ser com atitudes e responsabilidades.

3) Quando um jovem entra para o mudo do crime e das drogas a culpa é dele ou dos pais? Explique por que.

4) Como você ajudaria um amigo a sair do mundo das drogas e da perdição? O que você está fazendo para sair dessa, do futuro da morte jovem e da cadeia?

Soluções para a tarefa

Respondido por letmedie
4

Respostas:

2. O meu direito deve terminar quando começar o seu. Direitos e deveres têm haver com liberdade, e o mau uso dessa é a libertinagem, algo que pode te influenciar negativamente.

Eu tenho direito a vida, assim como você.

Alguém com poder público também tem. Direitos e deveres, tal como você e eu temos. Mas dependendo de como esse alguém usa essa "liberdade", esse arbitro que ele tem, pode nos prejudicar. Desviando esse dinheiro da saúde, isso pode acarretar que pessoas como eu e/ou você morra nas filas de hospitais, o que obstruí, vai diretamente contra nossos direitos. Podemos fazer o que quisermos, o que "quisermos", mas há certas coisas que podem ir diretamente contra esses direitos.

Se eu tenho o direito a vida e a liberdade como ser humano, mas uso disso para tentar tirar a sua vida, consequentemente sua liberdade, eu não devo. Isso é responsabilidade. Eu posso dirigir, tenho esse direito, mas se eu dirigir embriagado, eu posso tirar a minha vida como a sua e de quem vier ao meu encontro, alguém que não vai ter culpa, mas será vitima da minha irresponsabilidade.

3. Ele terá suas motivações, o porquê. Se ele roubar, pode ser culpa de seus pais pela educação que não deram, pode ser culpa do estado por desviar dinheiro público ou uso de maus recursos, (falta de hospital, educação, higiene), pode ser culpa da sociedade por não apoiá-lo. Ao mesmo tempo que não. É injusto quando você é pai, faz de tudo pelo seu filho, mas mesmo assim ele escolhe seguir pelo mal caminho.

Ele teve seu direito a liberdade, mas a usou para perdê-la, indo para as drogas, indo para o mundo do crime.

Pode ser do estado, pelas penalidades insuficientes. Afinal, esse que está indo para o mundo do crime pode ser porque o Estado criou isso: essa mentalidade de que o crime compensa, de que não há justiça, que se for alguém mais desenvolvido economicamente, basta pagar para um juiz que você é livre. Essa impunidade, é culpa do estado.

E da sociedade, que olha quieta tudo, apenas reclamando. Às vezes, a sociedade é quem "engatilha", ao mesmo tempo que não. É uma questão subjetiva, poderia ajudar. Mas também às vezes não.

Determinante dele, a culpa foi dele, unicamente dele por ter ingressado, de que o convidou para isso e por ele ter aceitado. Mas do que alguém que age em sociedade, ele é um indivíduo que responde por si mesmo. Se for menor de idade, aí já é outra história.

4. Tentaria trazê-lo, que compartilhasse dos meus valores. Antes de apontar o dedo, eu daria o apoio. Daria meu melhor para apoiá-lo. Mais do que a "impunidade" que o Estado dá a entender de suas penas, das desigualdades. Orgulhar a sua família, orgulhar a si, conseguir as coisas por si, por mais que há quem não veja valor nisso, você tem que ver, você tem que dar.

E eu sobrevivo a cada dia assim. Esperando um dia me orgulhar de ter confiado na sociedade, esperando que um dia valha a pena, porque esse é o meu papel como cidadão. Dar o meu melhor para melhorá-la, "pelo menos, de alguma forma"

Perguntas interessantes