1.Sobre Ética na Comunicação, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Os meios de comunicação tem o papel exclusivo de entreter as pessoas, sendo assim não possuem órgãos que regulamentam sua atuação.
b. A sociedade está cada vez mais consciente do papel ético da comunicação e, em suas práticas individuais, a mídia é quase isenta na manipulação da opinião pública.
c. Com as tecnologias da interação, os usuários partilham e compartilham ideias, muitas vezes não se atentando aos valores éticos das suas atitudes.
d. A Ética da Comunicação tem relação com procedimentos de controle do governo com relação aos conteúdos que trafegam nas redes.
2.Leia o texto abaixo:
“Saber falar, compreender o que se fala e o significado dessa própria fala, bem como os efeitos de determinada comunicação, é fundamental para compreender o desenvolvimento das formas jurídicas de uma comunidade (…) todos são iguais perante a lei, mas ninguém é suficiente igual perante a mídia." (MARTINO; MARQUES, 2018, p. 175).
Avalie as proposições a seguir:
I - A comunicação tem um importante papel social e saber se expressar e compreender os significados e efeitos do processos de comunicação estão alinhados ao desenvolvimento social e jurídico de uma comunidade.
II - A mídia auxilia na aplicação justa da lei, pois emana do princípio de que todos são igualitários quando se trata de legislação.
III - Os meios de comunicação, diferentemente das leis, podem enviesar o princípio de que todos são iguais perante a lei, pois na mídia, por vezes, opera-se formas diferenciadas de entendimento e interpretações dos fatos de natureza jurídica.
A partir da leitura do texto, é correto o que afirma em:
Escolha uma:
a. I e III, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, apenas.
d. II, apenas
Soluções para a tarefa
1. A resposta correta da questão é a letra C.
A Ética na Comunicação tem sido uma preocupação constante e particular dos tempos atuais, uma vez que a difusão das informações têm alcance mundial e e em tempo recorde, alcançando milhões de pessoas de uma só vez.
O problema é que nem sempre essas informações são verossímeis ou de fonte segura. Além disso, as pessoas têm se sentido mais à vontade para expressarem suas opiniões, nem sempre de maneira respeitosa e assertiva, violando, muitas vezes, os princípios éticos da comunicação e do respeito ao outro e à sua imagem.
2. A resposta correta da questão é a letra A: I e III, apenas.
Conforme descrito na resposta anterior, nem sempre as informações que são veiculadas pela mídia são de conteúdo verossímil e imparcial, de modo que são, muitas vezes, distorcidos por ela.
A lei e a mídia nem sempre caminham juntas na veiculação das informações e no tratamento concedido aos indivíduos. Por vezes, a mídia pode ser condescendente com uns e extremamente irascível com outros, nem sempre atuando de acordo com os princípios da ética, da verdade e da igualdade.
Espero ter ajudado!