2) Estela decidiu matricular seu filho surdo em uma escola específica para surdos. Na conversa com a pedagoga da escola, ela perguntou qual a abordagem educacional que a escola utilizava. Ao final da conversa, Estela não fez a matrícula do filho e tomou essa decisão pois a abordagem educacional adotada pela escola é o oralismo. Essa abordagem consiste em: I - Alinhar-se a uma concepção clínico-patológica da surdez. II - Não estar diretamente relacionada a uma concepção teórica crítica da surdez. III - Alinhar-se a uma concepção socioantropológica da surdez. Assinale a alternativa correta. Alternativas: a) V – V – V b) F – F – F c) V – F – V d) F – F – V e) V – F – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
e) V – F – F.
No enunciado da mãe e da pedagoga é possível ver que se trata de uma concepção clínico-patológica da surdez, uma vez que é apresentado que a criança não desenvolve a língua materna, neste caso a Língua Portuguesa.
Para o conceito socioantropológico, a surdez nada mais é que uma diferença linguística, isto é, uma outra concepção de linguagem.
Por isso, faz-se importante que o currículo da escola tenha uma ferramenta complementar para que esse aluno possa ser inserido no aprendizado. Deve-se ter atenção quanto a isso.
Abraços!
Perguntas interessantes