2 — Essa cantiga tem uma função social que é traduzida pelos versos espalhados em todo o poema musicado de Jorge Aragão, você consegue perceber e descrever? Faça um esforço e explicite seu entendimento desse texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O texto fala principalmente sobre os papeis subalternados que a população dos negros vieram a ocupar no Brasil pós escravidão.Essa referencia pode ser percebida na menção dos elevadores sociais e de serviço.Em muitos prédios era estritamente proibido que os trabalhadores do prédio pudesse circular pelos elevadores.E então criaram a alternativa de um elevador que seria usado apenas para isso.Por algum tempo também haviam empresas e estabelecimentos que tinham entradas diferentes para pessoas de etnias diferentes.Todas essas coisas são marcas culturais de um enraizamento do preconceito e racismo na tradição e cultura da nossa sociedade.
Espero ter ajudado!
Esta é uma questão de produção criativa. Por esse motivo, não tem um gabarito. Cada aluno deve elaborar a sua própria resposta. Apesar disso, vou incluir algumas ponderações que podem servir de inspiração para você:
O texto apresenta um grito em relação ao racismo. O eu lírico utiliza a canção para falar sobre o preconceito racial.
Isso é possível perceber pelos versos: "Temos a cor da noite" (refere-se à cor da pele negra), "Filhos de todo açoite/ Fato real da nossa história" (refere-se ao sofrimento sofrido pelos escravos) e "Somos herança da memória (indica a resistência dos negros ).
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29196951
BONS ESTUDOS!