2.Embora muitas pessoas usem os termos frase, oração e período como sinônimos, eles apresentam conceitos distintos. Dessa forma, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas em relação ao conteúdo de oração:
( ) Oração é enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.
( )A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo. São exemplos de oração: Acabamos, finalmente! Levaram tudo. É provável. Estamos indo.
( ) Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa
que a oração sempre contém um verbo.
( ) Temo por sua saúde: é uma oração que tem sentido completo e cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo “temo”.
( ) Não sei se ele vem aqui em casa: há aqui duas orações, uma com sentido completo (Não sei - mensagem em torno do verbo “sei”) e outra que não tem sentido completo (se ele vem aqui em casa - mensagem em torno do verbo “vem”). Dessa forma, a segunda oração depende da primeira para que faça sentido.
( ) As orações podem ser classificadas em: absolutas, coordenadas ou subordinadas.
( ) Será uma oração absoluta quando houver apenas uma oração, ou seja, quando o período for simples, por exemplo: Contemple a beleza das flores.
( ) Será uma oração coordenada quando o período for composto, mas as orações forem independentes, não precisando das outras para fazer sentido, por exemplo: Cheguei, tirei os sapatos, respirei fundo e me joguei no sofá. Há aqui quatro orações, cada uma delas com sentido completo. Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá).
( ) Será uma oração subordinada quando o período for composto e as orações dependerem umas das outras para fazer sentido, por exemplo: Se precisar de ajuda, chame. Há aqui duas orações. A primeira (Se precisar de ajuda) precisa da segunda oração (chame) para fazer sentido.
( ) Dependendo da relação sintática estabelecida, as orações são classificadas de duas maneiras: em orações coordenadas que são orações independentes onde não existe relação sintática entre elas e, por isso, possuem um sentido completo. Por exemplo: Fomos para o Congresso e apresentamos o artigo. (Oração 1: Fomos ao Congresso; Oração 2: apresentamos o artigo.) e em orações subordinadas que são orações dependentes em que uma está subordinada à outra e, por isso, sozinhas não possuem um sentido completo. Por exemplo: É possível que Juliana não faça a prova. (Oração 1: É possível; Oração 2: que Juliana não faça a prova.).
( ) Oração e frase distinguem-se pelo fato de que a oração nem sempre apresenta sentido completo e sempre
apresenta verbo, enquanto a frase sempre apresenta sentido completo e nem sempre contém verbo. Exemplo de oração: Você está falando sério? Exemplo de frase: Sério?
( ) Orações coordenadas são orações do período composto que se comportam de forma independente, ou seja, que não dependem sintaticamente das outras. Elas podem ser classificadas em: orações coordenadas sindéticas ou orações coordenadas assindéticas.
( ) As orações coordenadas sindéticas se ligam por meio de conjunção: Exemplo: Deitou e adormeceu. (Oração 1: Deitou. Oração 2: adormeceu. Conjunção: e).
( ) As orações coordenadas assindéticas não são ligadas por conectivos. Exemplo: Saímos, jantamos, dançamos, rimos. (Oração 1: Saímos. Oração 2: jantamos. Oração 3: dançamos. Oração 4: rimos).
( ) No português, as orações coordenadas e subordinadas são tipos de orações em que existem (ou não) relações sintáticas. Vale lembrar que a sintaxe é a parte da gramática que estuda a função das palavras nas orações. Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Explicação:
1 F
2 F
3 F
4 V
5 V
6 V
7 V
8 V
9 V
10 V
11 V
12 V
13 V
14V
15V
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás