2 - (EF06HI14) / (EF08ER26MG). A partir da compreensão e análise do texto a seguir, responda à questão. “Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, ‘é relacionar-se com os países novos para tirar be- nefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica, co- mercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar.’” Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y. A luta contra a Metrópole (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense, 1981. Nota: “Apanágio”, palavra usada no texto, significa o benefício que se concede a um certo grupo em detrimento dos demais (grupos); privilégio e/ou regalia. De acordo com a passagem acima, podemos dizer que, na visão do eminente jurista, ao explicar o obje- tivo de colonizar outros povos e terras, este considerava os aspectos abaixo, exceto a) o respeito à cultura, aos costumes e à religião dos povos. b) os benefícios econômicos dos colonizadores. c) a ideia de inferioridade cultural dos povos colonizados. d) a colonização como algo que pudesse trazer desvantagens à população nativa. e) a noção de que há povos melhores do que outros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) o respeito à cultura, aos costumes e à religião dos povos.
Explicação:
Serio cara, eu fiz a atividade.
Sobre o tema colonização de outros povos, a exceção é dada pela letra: A) o respeito à cultura, aos costumes e à religião dos povos.
Porque, na verdade, a colonização de um povo representa a imposição (algo forçado) de novas crenças, hábitos e costumes típicos do país colonizador. Desse modo, é incorreto afirmar que os colonizadores possuem respeito à cultura, aos costumes e religião dos povos dominados.
Lembra do que os portugueses fizeram com os índios brasileiros?
Se você não lembra, eu vou te ajudar. Os jesuítas (da Igreja católica) eram responsáveis por evangelizar - ensinar sobre o Cristianismo - os povos nativos ou índios do Brasil. E isso acontecia de maneira forçada.
Dessa forma, a colonização traz mais benefícios para os países colonizadores, que exploram as atividade econômicas (agricultura, pesca e extração de minérios) e aplicam imposições políticas e religiosas para os povos colonizados.
Aprenda mais sobre o tema colonização de outros povos em:
https://brainly.com.br/tarefa/16770783
https://brainly.com.br/tarefa/39033704
Lute pela realização dos seus sonhos!