2) Dentro da escolásticas, quais foram as contribuições das questões
metafisicas e das ciências naturais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais. A fé, já abordada nos escritos dos pensadores cristãos desde o século II, passa a ser encarada em conjunto com a razão.
Nesse sentido, pensadores como Alberto Magno, Santo Anselmo e Tomás de Aquino defenderam que o combate às heresias, ao paganismo e à não aceitação de Deus ocorreria por meio da formulação de teorias racionais e do conhecimento científico.
As invasões mouras, que levaram os árabes a disputarem o domínio de partes do atual território espanhol e português, ocorridas a partir do século VII, foram fundamentais para a construção do pensamento escolástico, pois os árabes levaram consigo os estudos mais profundos das obras de Aristóteles.
Como exemplo, podemos destacar Averróis, filósofo árabe do século XII, que influenciou os pensadores escolásticos com seus comentários sobre Aristóteles. Tomás de Aquino, o mais importante nome da Escolástica, operou uma junção de sua interpretação de Aristóteles com ideias autorais, o que resultou no chamado tomismo aristotélico.
O ensino escolástico estava baseado no estudo das chamadas artes liberais, que eram formadas pelos sete campos do conhecimento divididos em dois grupos, descritos abaixo:
O trívio consistia no estudo de Gramática, Retórica e Lógica, artes voltadas para a linguagem;
O quadrívio consistia no estudo de Aritmética, Geometria, Astronomia e Música, artes voltadas para as ciências exatas e suas aplicações naturais.
Explicação:
é longa pq peguei do Google