2.Defina os seguintes conceitos farmacológicos e exemplifique graficamente sua ação: a)Agonista total b)Agonista parcial c)Agonista inverso d)Antagonista competitivo e)Antagonista alostérico
Soluções para a tarefa
Explicação:
Agonistas são todas as moléculas que agem sobre um receptor e ativam a sua ação (Exemplo: Uma molécula de insulina agindo sobre uma proteína-canal GLUT)
Antagonistas: São todas as moléculas que agem sobre um receptor de forma a inativá-lo ou atrapalhar na sua ativação.
a) Agonista total é aquela molécula que age sobre um receptor e causa ativação total. Então, se uma molécula agonista total, por exemplo acetilcolina, agir num receptor colinérgico, é esperado que ela ative 100% do potencial desse receptor.
b) Agonista parcial é justamente aquela molécula que age sobre um receptor sem causar ativação total, mas apenas uma parcela de seu potencial.
c) Agonista inverso é o agonista que se liga a um receptor e faz a ação contrária. (Vide imagem)
d) Antagonista competitivo é a substância que se liga a um receptor, mas não faz nenhuma ação. Ele simplesmente bloqueia a ligação entre agonista e receptor. Como diz no gráfico, ele não gera efeito no corpo, apenas bloqueia a ação do agonista. Os antagonistas competitivos se dividem em reversíveis (quando saem do receptor após um tempo) e irreversíveis (quando se ligam permanentemente ao receptor)
e) Antagonista alostérico: O antagonista alostérico é apenas um regulador. Sua função não é competir com o agonista pelo local no receptor. Ele possui seu próprio local e, caso ele se ligue, o receptor não faz a sua função (ele simplesmente ignora a ligação do agonista) (Esses também podem ser reversíveis ou irreversíveis) - Vide Imagem