2) Da mesma forma que os animais, as plantas mostram uma sequência evolutiva que, a partir da vida aquática, conquistaram definitivamente o meio terrestre. Use as palavras do quadro 1 para completar o texto que descreve as características das plantas terrestres mais simples. Os musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes _______________, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das ______________, que apresenta característica de transição entre o ambiente aquático e terrestre. No corpo dos musgos podemos distinguir três partes: os ____________, os cauloides e os ______________. Os rizoides têm a função de ____________ a planta no solo e absorver água. Cauloides e filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam ___________________. Marque a alternativa que corresponde a sequência correta das palavras no texto: * 1 ponto Quadro 1 Quadro 1 a) úmidos, fixar, vasos condutores, filoides, briófitas, rizoides. b) vasos condutores, briófitas, fixar, filoides, úmidos, rizoides. c) fixar, filoides, briófitas, rizoides, úmidos, vasos condutores. d) úmidos, briófitas, filoides, rizoides, fixar, vasos condutores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) úmidos, briófitas, filoides, rizoides, fixar, vasos condutores.
pode confiar
Explicação:
Sobre os musgos, a alternativa que preenche corretamente as lacunas é: D) úmidos, briófitas, filoides, rizoides, fixar, vasos condutores.
Os musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes úmidos, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das briófitas, que apresenta característica de transição entre o ambiente aquático e terrestre.
No corpo dos musgos podemos distinguir três partes: os filoides, os cauloides e os rizoides. Os rizoides têm a função de fixar a planta no solo e absorver água. Cauloides e filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam vasos condutores.
Os musgos desempenham um papel importante nos ecossistemas em que se encontram, retêm a umidade do solo e evitam a sua degradação, além de constituir um importante refúgio para pequenos invertebrados.
O musgo é uma espécie muito importante para o ecossistema, pois é o primeiro organismo a aparecer na superfície do solo e das rochas, o que ajuda a gerar uma camada úmida e acolchoada sobre a qual se desenvolve o restante das espécies vegetais; musgos são capazes de reter 20 vezes seu peso na água.