Em sistemas de ordem elevada, torna-se difícil calcular a estabilidade através do cálculo das raízes do denominador da função de transferência em malha fechada. Para contornar este problema, de forma similar ao critério de Routh-Hurwitz aplicado em sistemas contínuos, utiliza-se o critério de Jury para verificar o número de polos no plano z estáveis ou instáveis, ou seja, dentro ou fora do círculo de raio unitário, sem a necessidade de determinar os valores dos polos.
JURY
Para calcular se o sistema é estável ou instável, utilizando o critério de Jury, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para os seguintes passos seguidos, baseado na tabela:
( ) O denominador da função de transferência, conforme tabela, é D(z) = z2 + 0,1752z - 0,8138. Seus coeficientes são lançados na linha 1 e invertidos na linha 2.
( ) j é igual a divisão do último valor pelo primeiro valor da linha par.
( ) A partir da linha 3, toda linha ímpar é resultado da subtração da linha ímpar anterior pela multiplicação de j pela inversão da linha par anterior.
( ) Este procedimento é repetido até que a última linha da tabela consista em apenas um elemento.
( ) O sistema será instável se todos os termos da primeira coluna das linhas ímpares forem maiores que zero. Caso algum seja menor que zero, então o sistema será estável.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Escolha uma:
a. V-V-F-F-F.
b. V-F-V-V-F.
c. V-V-V-V-V.
d. F-F-V-V-V.
e. F-F-V-V-F.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
Resposta Correta " V - F - V - V - F " !!!!!!!!!
JeanST:
CERTO
Respondido por
5
Correta : V - F - V - V - F corrigido pelo ava
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás