2. Compare as características da sociedade ate- niense com as de Esparta, e responda às ques- tões a seguir a) Que grupo social tinha direitos políticos em Esparta e que grupos eram excluídos desses direitos? b) Após a instalação da democracia em Atenas, no século V a.C., que camadas da sociedade tinham direito à cidadania? Que setores es- tavam excluídos desse direito?
3. Caracterize as reformas de Sólon, que repre- sentaram um importante avanço para a im- plantação da democracia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
2.:
a) O grupo social que tinha direito em Esparta eram apenas aqueles considerados verdadeiros Espartanos, chamados de esparciatas. Os excluídos eram a maioria da população: periecos (compunham a "classe média" de Esparta e eram livres) e hilotas (Servos que serviam o estado Espartano, composto por prisioneiros de guerra).
b) Aqueles que tinham direito políticos eram homens com terra, maiores de idade (19 anos) e que eram filhos de atenienses. Excluídos desse grupo eram: Mulheres, estrangeiros e escravos.
3:. As reformas de Sólon foram um passo importante para o desenvolvimento da democracia na Grécia Antiga, uma vez que implementou leis que proibiam a escravização por endividamento e a hipoteca de terras. Além disso, criou um tribunal de justiça.
Espero ter ajudado!