Artes, perguntado por freefirebrasilgodpic, 7 meses atrás

2. Como era chamada a música tocada no Brasil pelos africanos e afrodescendentes, nas festas promovida na senzala?​

Soluções para a tarefa

Respondido por DnlRibeiro
1

O jongo é uma identidade fundamental de nossa história. ... Durante o período da escravidão, o jongo era utilizado pelos aprisionados para comunicação de forma cifrada entre os moradores da senzala. Os escravos também eram liberados para seus festejos: as danças “africanas” atraíam a curiosidade dos brancos. Os “folguedos honestos”, como definia o jesuíta Antonil, eram tolerados para diminuir a revolta e a insatisfação dos cativos.

Respondido por rafaeltoledosantos
1

A música tocada nas senzalas pelas pessoas escravizadas que era trazidas à força da África era o Jongo ou Caxambu.

Sobre o Jongo ou Caxambu

Entende-se como Jongo ou Caxambu, o ritmo originado na região da África onde se localizam o Congo e a Angola e veio para o Brasil com as pessoas negras escravizadas oriundas da etnia bantu. Estas pessoas foram trazidas para trabalhos forçados nos cafezais do Vale do Paraíba no sudeste do Brasil.

A influência do importante grupo étnico da nação bantu foi extremamente importante para as bases da cultura brasileira. O Jongo acalmava os negros escravizados, atenuava sua revolta e seu sofrimento e distraia o senhorio branco. Em propriedade rurais mais distantes, os senhores permitiam que os negros escravizados pudessem dançar o jongo nos dias santos para a religião católica.

O jongo era um dos poucos momentos de integração entre as comunidades negras, seus pares e suas raízes.

Saiba mais sobre o Jongo em:

https://brainly.com.br/tarefa/47397572

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes