2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características que marcam revolução científica no pensamento de Galileu Galilei, assinale a alternativa correta. a-A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado, da física aristotélica. b-A crença na existência do Cosmos, na física aristotélica, se situa na concepção de um Universo aberto, indefinido e até infinito, unificado e governado pelas mesmas leis universais. c-Contrária à concepção tradicional de ciência de orientação aristotélica, a física galilaica distingue e opõe os dois mundos do Céu e da Terra e suas respectivas leis. d-A geometrização do espaço e do movimento, na física galilaica, aprimora a concepção matemática do Universo cósmico qualitativamente diferenciado e concreto da física aristotélica. e-A física galilaica identifica o movimento a partir da concepção de uma totalidade cósmica, em cuja ordem cada coisa possui um lugar próprio conforme sua natureza.
Soluções para a tarefa
Resposta:
GOOGLE CLASSROOM
Explicação:
- 1A) A tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para a Filosofia.
- 2A) A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado, da física aristotélica.
Resposta: A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo
como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado.
Explicação:
Galileu, como pensador da ciência, avalia a experiência e trata da descrição quantitativa dos fenômenos. Tal descrição é possível porque distingue entre características primárias e secundárias.
A maneira como Galileu concebe um método científico correto implica o domínio da razão sobre a experiência simples, a substituição da realidade empírica conhecida por modelos ideais (matemáticos), a primazia da teoria sobre os fatos. Só assim poderia ser inventado um verdadeiro método experimental. "Um método no qual a teoria matemática determina a própria estrutura da pesquisa experimental, ou, para usar os próprios termos de Galileu, um método que usa a linguagem matemática (geométrica) para formular suas investigações sobre a natureza e interpretar as respostas que ela dá."