2)classifique o tipo de figura de linguagem (de pensamento e de palavras)que ocorrem nos períodos abaixo
a) as pedras humilham a corrente de água do Riacho
b) ele age como um ignorante
c) suas palavras são doces da minha infância
D) a testemunha faltou com a verdade
e) Espetei-me com a cabeça do alfinete
f) a nuvem chora com a noite cruel
g) chorei rios de Lágrimas na despedida
h) ela está mudando o mínimo para chegar ao máximo
i) o ônibus passa cheio de pernas
j)fala mais alto, não dá para ouvir
SOCORROOOOOOOO!!!!
Soluções para a tarefa
Olá!
Figuras de linguagem são recursos da língua portuguesa que vão além da linguagem denotativa, ou seja, vão além do significado literal dos termos. Isso confere novas formas de expressão para a língua.
Nos exemplos dados, temos:
a) Personificação. É a atribuição de características humanas a um ser inanimado. No caso, a frase atribui às pedras a capacidade de "humilhar" a corrente de água do riacho.
b) Comparação. A comparação faz exatamente o que o nome sugere: compara dois termos de forma explícita (nesse caso, temos o uso da palavra "como" para a explicitar a comparação).
c) Metáfora. A metáfora também é uma forma de comparação, porém essa comparação é feita de forma implícita. Nesse exemplo, "suas palavras" são comparadas a "doces da minha infância", mas essa conexão é feita sem uma palavra que explicite a comparação.
d) Eufemismo. O eufemismo é uma figura de linguagem usada para atenuas uma fala e dar mais leveza a ela. Aqui, utiliza-se "faltou com a verdade" para não dizer que a testemunha mentiu.
e) Catacrese. É a figura de linguagem utilizada para se referir a um objeto que não tem um nome próprio, então os falantes da língua utilizam de um termo pré-existente para se referir a ele. Nesse caso, "cabeça" do alfinete. Outros exemplos são: "pé" da mesa ou "boca" do fogão.
f) Personificação. Novamente, temos uma característica humana sendo conferida a algo inanimado. Aqui, a nuvem tem a capacidade de chorar.
g) Hipérbole. É a figura do exagero, tendo como objetivo ressaltar uma ideia. Aqui, a quantidade do choro é que está sendo exagerada ("chorei rios de lágrimas").
h) Antítese. A antítese é a aproximação de palavras com sentidos opostos, causando um contraste na frase que realça a expressividade. O contraste nesse exemplo é causado pela aproximação de "mínimo" e "máximo".
i) Metonímia. É a figura de linguagem que utiliza a parte para representar o todo. No exemplo, "pernas" é utilizado para representar que o ônibus está cheios de pessoas.
j) Pleonasmo. É uma redundância, falar algo óbvio. No caso, se a pessoa está pedindo para falar mais alto, é porque não pode escutar.
Para saber mais sobre o assunto, confira essa outra pergunta com mais exemplos de figuras de linguagem: https://brainly.com.br/tarefa/14704639.