Geografia, perguntado por LéozinTremBala, 1 ano atrás

2) Chapada cituada no centro do estado da Bahia
3) Importante usina hidrelétrica citada no Rio São Francisco
4) Vegetação típica da Zona da Mata
5) É uma área de transição entre a Amazônia e o Sertão
6) É a maior das 4 sub regiões do Nordeste
7) Esse importante Rio nordestino tem sua nascente na serra da canastra em MG


viniciusrios11: Oque é pra responder?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrios11
1

2-Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

3-A Usina Hidrelétrica de Três Marias, situada na parte central de Minas Gerais, abastece uma parte da Região Sudeste do Brasil.

4-O sertão, uma extensa área de clima semi-arido, chega até o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. As atividades agrícolas sofrem grande limitação, pois os solos são rasos e pedregosos e as chuvas, escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga.

5-O Meio-Norte é uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. Encontram-se aqui duas das nove capitais da região, São Luís e Teresina, e outras importantes cidades no interior como Imperatriz, Timon, Caxias, Açailândia e Balsas no Maranhão, além de Parnaíba, no Piauí.

6-Entender as sub-regiões do Nordeste é o primeiro passo. A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.

7- rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais.[1] Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas chega a 2 863 quilômetros quando medido ao longo do trecho geográfico.

O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1 371 quilômetros de extensão, entre Pirapora (em Minas Gerais) e Juazeiro (na Bahia) / Petrolina (em Pernambuco) e o baixo, com 208 quilômetros, entre Piranhas (em Alagoas) e a foz, no Oceano Atlântico. Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora (em Minas Gerais), Januária (em Minas Gerais) e até mesmo em Carinhanha (na Bahia), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.

Espero ter ajudado




viniciusrios11: Esta completo
viniciusrios11: Só a 7 que fico grande
viniciusrios11: em Pirapora (em Minas Gerais), Januária (em Minas Gerais) e até mesmo em Carinhanha (na Bahia) so coloca isso
aleck17: Ótimas respostas, com certeza A PESSOA que fez a pergunta vai gostar, Vinícius.
Perguntas interessantes