2- Assinale a alternativa que define corretamente a diferença entre cidade planejada e cidade espontânea.
a) As cidades espontâneas crescem a partir de um núcleo inicial de forma desordenada e irregular. Já as cidades planejadas são feitas as partir de um projeto preestabelecido, com aspectos que facilitam a funcionalidade urbana.
b) As cidades planejadas crescem a partir de um núcleo inicial de forma desordenada e irregular. Já as cidades espontâneas são feitas a partir de um projeto preestabelecido, com aspectos que facilitam a funcionalidade urbana.
c) as cidades planejadas são todas com a função político-administrativa, como Brasília por exemplo. Já as cidades espontâneas são sempre históricas ou turísticas, pois já existem a muito tempo.
d) Todas as alternativas acima estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A) As cidades espontâneas crescem a partir de um núcleo inicial de forma desordenada e irregular. Já as cidades planejadas são feitas as partir de um projeto preestabelecido, com aspectos que facilitam a funcionalidade urbana.
Cidade planejada: é uma cidade que foi planejada, seu surgimento e construção se deram a partir de um planejamento que incluía instruções de arquitetura, formação de avenidas e ruas, estruturas e formato. Resumindo, é algo que foi planejado antes de ser formado.
Exemplos: Brasília (Brasil) e Camberra (Austrália).
Cidade espontânea: é uma cidade que surgiu sem planejamento prévio; as moradias e centros comerciais vão se formando naturalmente, o crescimento se dá de maneira imprevista e natural, como consequência é comum a formação de ruelas, ruas tortuosas e estreitas.
Exemplos: Rio de Janeiro (Brasil) e Londres (Reino Unido).