2 – Assinale a alternativa correta:
I – O sistema de governo em Espata era a oligarquia, por isso todo cidadão espartano tinha direito de participar das decisões políticas.
II – As habitações da Grécia Antiga, grandes e luxuosas eram a demonstração de opulência dos mais ricos, enquanto a maioria da população vivia em casas simples e sem conforto.
III – As cidades-estados gregas nunca chegaram a constituir um Estado unificado, mas faziam alianças para se fortalecer no comércio ou enfrentar inimigos externos.
IV – Após a morte de Alexandre, o grande Império foi dividido e foram constantes as disputas internas, o que facilitou a dominação dos romanos.
a) As afirmações I e II são verdadeiras.
b) As afirmações II e III são verdadeiras.
c) AS afirmações III e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As mais importantes cidades-estados da Grécia Antiga, Esparta e Atenas, revelaram a diversidade cultural do mundo grego.
Por Fabrício Barroso dos Santos
Questão 1
R.
Questão 1
Explique o que foram as cidades-estados gregas.
Ver Resposta
Questão 2
Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta.
Ver Resposta
Questão 3
Realize uma análise sobre a sociedade espartana
Ver Resposta
Questão 4
Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:
a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
b) Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que possuíam direitos políticos.
c) Era formada pelos cidadãos, que não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos. Os metecos, por exemplo, tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social; os cidadãos eram considerados ricos, mas aceitavam a participação popular no governo da cidade.
Ver Resposta
Questão 5
Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:
a) Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.
b) A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.
c) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.
d) Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.
Resposta - Questão 1
Também conhecidas como Pólis, as cidades-estados gregas eram cidades independentes umas das outras e possuíam suas próprias leis e governos. Entre as mais famosas pólis gregas, destacaram-se Atenas e Esparta, que em vários momentos disputaram o poder político na Grécia Antiga.
Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta.
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis. Oligárquica (governo de poucos) porque somente uma minoria da população (esparciatas) possuía direitos políticos e acesso a propriedades de terras
Questão 3
Realize uma análise sobre a sociedade espartana
letra B. A Guerra do Peloponeso aconteceu logo depois das Guerras Médicas, em que Espartanos e Atenienses se uniram para vencer o exército persa. Ao final desse conflito, a cidade de Atenas saiu fortalecida e passou a ter o maior poderio militar e econômico da Grécia Antiga. A criação da Liga de Delos, com o objetivo de fornecer proteção às cidades-estados, serviu para aumentar a influência política de Atenas na região e, com isso, os espartanos ficaram receosos de uma possível invasão ateniense pela força que eles ganharam. Em contrapartida, sob a liderança de Esparta, algumas cidades-estados criaram a Liga do Peloponeso com a prioridade de conter o poder dos atenienses, o que acabou deflagrando a Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos. Ao fim do conflito, os espartanos conseguiram sair vitoriosos e barraram o crescimento político e econômico dos atenienses.
Explicação:
espero ter ajudado