Sociologia, perguntado por lanayaramachado, 1 ano atrás

2.As tentativas para entender o comportamento humano determinaram o aparecimento de várias teorias da motivação: Humanista(Maslow), Condicionamento(Skinner), Cognitiva(Bruner) e Psicanalítica(Freud). Estabeleça a diferença existente entre estas teorias. 2,0

Soluções para a tarefa

Respondido por nessasch
32
As teorias da Humanista, do Condicionamento, Cognitiva e Psicanalítica, conhecidas como teorias da motivação ,apresentavam diferenças entre si.

A Teoria Humanista de Maslow defende que as necessidades e motivações da pessoa estão organizadas de forma hierarquizada, estando no topo da pirâmide a realização pessoal. Abaixo desta estão a necessidade social (de ter amizades e amor), mais abaixo está a necessidade de segurança, e assim por diante.

Pela Teoria do condicionamento, defendida por Skinner, a motivação se dá de acordo com a resposta aos estímulos recebidos, portanto tais estímulos devem ser moldados ao que se quer despertar na pessoa.

A Teoria Cognitiva defende que as informações recebidas pelo sujeito são reorganizadas pelo seu intelecto. A percepção e a descrição das informações ocorre de maneira individual. A motivação ocorre com o raciocínio, e não com a resposta automática aos estímulos.

Por fim, a Teoria Psicanalítica de Freud defende que a motivação ocorre de forma inconsciente, pois não conhecemos nossos verdadeiros desejos. Todos os nossos prazeres configuram o ID, onde o ser humano apenas sente, sem julgamentos, sem interferência da moral. No entanto, o nosso ego atua como um mediador entre os prazeres e as exigências da realidade. A razão desprovida de emoção, que envolve a percepção de nossas necessidades reais, configura o superego. Assim sendo, quanto maior foi o estímulo do ID maior a motivação.
Respondido por regianyribeiro
4

Resposta:

.TEORIA DO CONDICIONAMENTO- SKINER (1904 – 1990) A aprendizagem acontece por associação de determinada resposta a um reforço. A motivação se dá de acordo com a resposta aos estímulos recebidos, portanto tais estímulos devem ser moldados ao que se quer despertar na pessoa.

2. TEORIA COGNITIVA- GEROME BRUNER (1915 – 1950) “O exercício do aprender produz, por si mesmo e simultaneamente, motivação e recompensa”. Defende que as informações recebidas pelo sujeito são reorganizadas pelo seu intelecto. A percepção e a descrição das informações ocorrem de maneira individual. A motivação ocorre com o raciocínio, e não com a resposta automática aos estímulos.

3.TEORIA HUMANISTA -MASLOW(1908 – 1970) Aceita a ideia de que o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação das necessidades biológicas, mas rejeita a teoria de que toda motivação humana pode ser explicada em termos de privação, necessidade e reforço. Defende que as necessidades e motivações da pessoa estão organizadas de forma hierarquizada, estando no topo da pirâmide a realização pessoal,

4.TEORIA PSICANALÍTICA -SIGMUND FREUD(1856 -1939)A maior parte dos motivos seria inconsciente.

pois não conhecemos nossos verdadeiros desejos. Todos os nossos prazeres configuram o ID, onde o ser humano apenas sente, sem julgamentos, sem interferência da moral. No entanto, o nosso ego atua como um mediador entre os prazeres e as exigências da realidade. A razão desprovida de emoção, que envolve a percepção de nossas necessidades reais, configura o superego. Assim sendo, quanto maior for o estímulo do ID maior a motivação.

Explicação:

Perguntas interessantes