2.
As questões acerca da surdez têm chamado atenção devido às especificidades linguísticas e culturais que envolvem as comunidades surdas. Segundo Strobel (2009), a história de surdos registrada segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Sobre essas trajetórias, analise as sentenças a seguir:
I- Historicismo: os surdos são narrados como deficientes e patológicos.
II- História crítica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda.
III- História cultural: os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais.
IV- Historicismo: os surdos têm capacidade, mas são dependentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2009.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
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Resposta:
Alternativa A:
I, II e III estão corretas.
Explicação:
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51
A alternativa c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
No historicismo quando os surdos narrados como deficientes e patológicos . Os surdos são categorizados em graus de surdez . A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação . A língua de sinais é prejudicial aos surdos.
Na história cultural os surdos narrados como sujeitos com experiências visuais . As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas . A educação de surdos deve ter respeito à diferença cultural . A língua de sinais é a manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos.
Espero ter ajudado.
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