2) as mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade. A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam ainda mais as desigualdades. As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais freqüentemente. Assinale a alternativa que contém todas as informações corretas
Soluções para a tarefa
Existem alguns fatores imutáveis na ocorrência do câncer de mama, ou seja, não podemos alterar, dentre eles: sexo feminino, história familiar de parentes de primeiro grau com menos de 50 anos, história familiar de parentes de primeiro grau com diagnóstico de mama ou ovário bilateral grau de câncer, qualquer idade, histórico familiar de câncer de mama masculino, pessoas brancas, menarca precoce, exposição à radiação e envelhecimento, ou seja, acima de 50 anos, a incidência é maior.
Resposta: Letra C.
Câncer de mama
É um câncer que se desenvolve no tecido mamário, sendo um dos sinais de um caroço dentro ou perto da mama na região da axila, uma mudança na forma ou aparência da mama, como retração do mamilo, pele da mama ou aréola, escamosa, vermelha, inchada, ou mamilo irregular e covinhas, até mesmo sensibilidade mamilar e secreção mamilar ou icterícia.
Em pessoas com doença disseminada, dor óssea, linfonodos inchados, falta de ar e icterícia também podem ocorrer.
Alternativas:
a. O programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), o qual foi oficializado em 1984 pelo Ministério da Saúde (MS). O PAISM ações mínimas de pré natal e puerpério, planejamento familiar e prevenção de câncer do colo do útero com princípios e diretrizes como descentralização, hierarquização e regionalização de seus serviços, assim como equidade e integralidade. Incorreto
b. Linfogranuloma venéreo: causada pela bactéria Klebsiella granulomatis através do aparecimento de uma elevação na região inguinal, de três a cinco dias após a contaminação. Esta elevação regride de maneira espontânea, porém após 30 dias reaparece com edema na virilha que se denomina bulbão, e se não for tratado pode virar uma úlcera com saída de pus.
c. Para a ocorrência do Câncer de mama existem alguns fatores não modificáveis isto é, não temos como alterá- los, entre eles: sexo feminino, histórico familiar em algum parente de primeiro grau com idade inferior a 50 anos, histórico familiar em algum parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou de ovário, em qualquer idade, histórico familiar de câncer de mama masculino, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e envelhecimento, isto é, acima de 50 anos, onde a incidência é maior.
d. O câncer de colo de útero é o segundo que mais acomete as mulheres de todo o mundo, mais comum entre 25 e 49 anos de idade, porém suas lesões precursoras aparecem entre 20 e 29 anos, onde devem ser tratadas. O rastreamento se baseia no ultrassom pélvico vaginal, no tratamento das lesões, infecções, nas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
e. A doença causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPv) é a segunda maior causa de morte entre mulheres do Brasil e do mundo. A maioria dos casos se diagnostica em fase avançada, levando assim a tratamentos agressivos e à necessidade de tratamentos coadjuvantes de alto custo e por tempo prolongado.
Para mais informações sobre câncer de mama, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/14123914
#SPJ4