2. Aprofundando nossa reflexão.
a. Considerando a variação linguística como cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica em função da ação comunicativa, podemos dizer o que é certo e errado na fala?
b. E na escrita, o que pode e o que não pode em relação às variantes linguísticas?
c. Sabemos que todas as variantes constituem sistemas linguísticos adequados às condições de comunicação dos falantes em determinados contextos e culturas. Diante disso, podemos dizer que o julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam se configura comi um PRECONCEITO LINGUÍSTICO. Cite alguns exemplos de preconceito linguístico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
91
Resposta:
A. Não, é uma questão muito relativa. Desde que todos, dentro de um grupo específico se entendam, o jeito de falar está certo.
B. Tem a mesma questão da fala, depende do contexto onde o texto irá ser escrito e publicado. Por exemplo, em um artigo de científico é usada a língua padrão, já em uma mensagem para um amigo podemos usar a linguagem coloquial.
C. Sim. Um exemplo bem famoso é o do médico que usou suas redes sociais para debochar de um paciente que falou as palavras pneumonia e raio-x erradamente. Mas além disso há muitos outros que vemos hoje em dia como dizer que toda pessoa que tem um sotaque nordestino é cearense.
Explicação:
analicepereita4:
vc sabe a da página 56 e 57 da aula 6?
Perguntas interessantes