Sociologia, perguntado por patriciaadmgomes, 7 meses atrás

  2- “(...) a sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre seus ombros a responsabilidade de reeducar-se e de transformar-se para corresponder aos novos padrões e ideais de homem, criados pelo advento do trabalho livre, do regime republicano e capitalista.”
Extraído de: FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. vol. 1 e 2. São Paulo: Àtica, 1978, p. 20.
 
O trecho acima refere-se ao fato de que logo após a abolição da escravidão (1888):

a)      o Estado brasileiro não promoveu a educação e a absorção do contingente de negros e mes- tiços libertos ao mercado-de-trabalho livre, que foi ocupado pelo contingente branco de imi- grantes europeus.
b)      os negros e mestiços libertos rapidamente foram acolhidos e contratados como trabalhado- res livres e assalariados pelo Estado brasileiro.
c)      o sistema de cotas raciais foi imediatamente implementado pelo Estado brasileiro para inte- grar os libertos à sociedade e acabar com a desigualdade social e racial no país.
d)      os libertos conseguiram autonomamente contornar a exclusão social promovida pelo Estado Brasileiro reeducando-se para assumir profissões de prestígio e bem pagas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vinicius188365
193

RESPOSATA: a) O estado Brasileiro não promoveu a educação e a absorção do contingente de negros e mestiços

Explicação:

Respondido por tagliettimariana
141

 Apesar das leis abolicionistas acontecerem os negros não foram reinseridos na sociedade com muita eficiência, então, a alternativa correta é letra A.

 Os negros sofreram muito com a escravidão no Brasil, eles foram submetidos a inúmeros trabalhos forçados e viviam sem dignidade, com péssimas condições de vida e não tinham liberdade.

 Quando houve a lei que proibia a escravidão no Brasil muitos negros acharam que iam se libertar, no entanto, o Estado não fez nada para que eles fossem aceitos de fato na sociedade.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24402582

Anexos:
Perguntas interessantes