ENEM, perguntado por laryssatagliati9658, 7 meses atrás

2) A prisão, em 1936, do autor de Memórias do Cárcere, relaciona- se ao contexto histórico em que se insere o movimento conhecido como: * 1 ponto a) Revolta Armada, que apoiada em vários setores sociais liderados por frações das oligarquias descontentes com o exclusivismo paulista sobre o poder republicano federal, foi responsável pela Revolução de 1930. b) Cívico MMDC, que iniciou os preparativos para a luta armada em favor da redemocratização do país e a convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição mais liberal e cidadã. c) Campanha Civilista, que visava a derrubada do governo representante da oligarquia e a aprovação imediata de medidas para que o país retomasse a normalidade política e a ampliação da participação popular. d) Intentona Comunista, que serviu de pretexto para o governo desencadear violenta repressão a todos os participantes e simpatizantes do comunismo, ou apenas suspeitos de simpatizar, e aos inimigos do regime. e) Revolução Paulista de 1924, movimento de caráter nacional, mas que ficou limitado na cidade de São Paulo, onde elementos da poderosa Força Pública, sublevaram- se, tomando pontos estratégicos da cidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por rochariane62
22

Resposta:

1) Das afirmativas acima, estão corretas: b) I, III e V são corretas.

2) A prisão, em 1936, do autor de Memórias do Cárcere, relaciona- se ao contexto histórico em que se insere o movimento conhecido como: d) Intentona Comunista, que serviu de pretexto para o governo desencadear violenta repressão a todos os participantes e simpatizantes do comunismo, ou apenas suspeitos de simpatizar, e aos inimigos do regime.

Explicação:

1. I.  Foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas;

III. Os poetas do período tinham liberdade para escolher formas como o soneto ou o madrigal, sem que isso significasse uma volta a estéticas do passado, como o Parnasianismo;

V. No plano temático, a abordagem do cotidiano continuou sendo explorada, mas os poetas voltaram-se também para problemas sociais e históricos, além de manifestarem inquietações existenciais e religiosas que ampliaram as proposições da fase anterior.

2. A ditadura Vargas prendeu a todos que eram simpatizantes ou não do comunismo, pois eram inimigos de regime, Graciliano foi preso porque se associou ao regime e na prisão escreveu a obra Memórias do Cárcere.

Respondido por dudacosta303
6

Resposta:letra D

Explicação:confia

Perguntas interessantes