2) A pintura de Debret relaciona-se mais com a visão de Gilberto Freyre ou com a de Jacod Gorender? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos livros de história usam imagens de Debret para ser "registros visíveis "dos fatos narrados nos livros. Elas sempre registravam as diferenças entre os europeus e os negros , mais sempre no "olhar europeu". A visão de Gilberto Freire ( Casa Grande e Senzala) condiz com os quadros de Debret. Onde não representa o escravo com maus tratos,eles possuem roupas boas ,e convivem bem com seus senhores.E mesmo as crianças negras que se alimentam do resto das mesas dos brancos são fortes e robustas .
Já a visão de Jacob Gorender nos mostra como era degradantes a vida escrava ,obrigando os escravos a usar de astúcia e egoísmo para sobreviver.
Explicação:
confia rsrsrsrs
A pintura de Debret relaciona-se com a visão de Gilberto Freyre, porque ela mostra um dos vários tipos de trabalho que os escravos praticavam, que no caso desta pintura, era o trabalho doméstico.
Neste tipo de trabalho, os escravizados eram responsáveis por todo o trabalho da casa, como lavar, passar, cozinhar e cuidar das crianças, caso a senhora da casa tivesse filhos. O trabalho dos africanos estava presente em toda a sociedade colonial, na lavoura, nas minas e em todos os principais afazeres de uma localidade.
As obras de Debret foram muito importantes para que houvesse registros da organização da sociedade daquela época marcada pelo escravismo e pela segregação da cultura indígena. O artista conseguiu construir uma interpretação da sociedade naquela época.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/6811605