2. A partir de 1870, a monarquia brasileira passou a ser questionada por diversos setores da sociedade brasileira.
Esse fato, aliado a outros acontecimentos, foi desgastando essa forma de governo. Integrantes da elite, da
camada média e da população mais pobre passaram a defender o fim da monarquia e a implantação
da república. Os acontecimentos que mais colaboraram para o enfraquecimento da monarquia no Brasil e sua
substituição pela república pode ser dividida em quatro questões: Religiosa, Militar, política e abolicionista.
No quadro a seguir caracterize cada uma destas questões:
Soluções para a tarefa
resposta a cima
Explicação:
Na questão religiosa, de mil oitocentos e setenta, que que foi o fato que mais, se destacou, foi a interferência de dom Pedro, a gente lê muito bem Dom Pedro, segundo os assuntos religiosos, por quê? Porque na época, a pessoa que tava à frente da parte religiosa, ela é considerada até hoje, uma autoridade. Então, o que que acontecia, a igreja pregava e abordava um fato e Dom Pedro segundo ia é colocava de acordo o que favorecia ele no seu mandato. Então, teve essa interferência em Dom Pedro segundo nos assuntos religiosos. Então, a igreja pregava uma coisa e Dom Pedro segundo e e revertia aquilo que a igreja tava pregando. Então, foi a interferência dom Pedro, nos assuntos religiosos.
Eh na questão militar, que que aconteceu? Foi as crítica, porque eh ele estava defendendo uma causa em vão, uma causa que não tinha o interesses de cada um, do próprio estado. E e o Governo, criticava muito a reação desses militares, então era a crítica do Governo, feita pelos militares, porque eles eram obrigados a defender uma causa sem justificativa. Então, então essa questão foi a crítica do Governo aos militares.
No Abolicionismo, Que foi uma inspiração das classes médias, da cidade, da zona urbana, e pela liberdade, maior participação política, ou seja, teve uma influência muito grande da classe média, É como se a classe alta, para favorecer o Governo. Então essa foi a questão, que aboulucionou na época, com a inspiração da classe média, ter um pouquinho de entrada na classe mais superior, ter favorecido, de maneira que a classe superior tivesse opinião sobre a classe média. Então, a classe média pode ter uma vozinha, mesmo que por trás da classe alta.
E a questão da política, a gente lembra que lá em mil oitocentos e trinta e oito, Vem essa dependência da questão política, é a oposição de setores, de elite, ou seja, aquele que tem mais poder, tem mais voz e tem mais. Ele encaixa na classe social mais alta da elite. E aquele que tem menos infelizmente, "o coitado" é aquele que não tem voz, não tem vez. Então, a questão política, ela abordava muito isso de fazer uma seleção das pessoas mais que tinha uma aquisição superior maior, pra fazer parte dele, pra fazer a política junto com eles. E e deixavam a parte mais menos favorecida, por conta de de setores.
Espero ter ajudado!! Bons estudos :)
espero que esteja fácil de entender a minha explicação.