Pedagogia, perguntado por mfernandesvieiraguim, 5 meses atrás

2. A ordem dos sinais na construção de um enunciado em língua de sinais obedece a regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção visual-espacial da realidade (Strobel e Fernandes, 1998). Quais são as cinco formas de produzir frases em língua de sinais? Cite-as e explique quais as expressões faciais e corporais a serem realizadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elisangelafaria71
4

Resposta:

- Afirmativa: a expressão facial é neutra.

- Interrogativa: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça,

inclinando-se para cima.

- Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça

inclinando-se para cima e para baixo.

- Forma negativa: a negação pode ser feita através de três processos:

a) incorporando-se um sinal de negação diferente do afirmativo:TER /NÃO-TER GOSTAR / NÃO-GOSTAR

realizando-se um movimento negativo com a cabeça, simultaneamente à

ação que está sendo negada: NÃO-CONHECER NÃO-PROMETER

c) acrescida do sinal NÃO (com o dedo indicador) à frase afirmativa: NÃO COMER.

Observação: em algumas ocasiões podem ser utilizados dois tipos de

negação ao mesmo tempo :NÃO-PODER

-Imperativa: Saia! Cala a boca! Vá embora!

Explicação:

Respondido por miriamsclima
1

Resposta:

1. A configuração da mão;

A configuração adotada pela mão, tem como resultado a posição dos dedos. Cada configuração pode ser feita pela mão dominante (mão direita para os destros, mão esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos dependendo do sinal. Os sinais APRENDER, SÁBADO, LARANJA e DESODORANTE-SPRAY têm a mesma configuração de mão e são realizados na testa, na boca e na axila, respectivamente.

2. Ponto ou local de articulação;

Este parâmetro indica onde o sinal pode ser realizado. Ele é delimitado pela extensão máxima dos braços do emissor e ocorre tocado em alguma parte do corpo ou no espaço neutro, que é a região do meio do corpo até à cabeça ou para frente do emissor. Deve-se dizer que no discurso normal as extremidades são articuladas em um espaço mais limitado que a extensão máxima, portanto, o tamanho do sinal pode ser comparado à intensidade da voz. Felipe e Monteiro (2007, pg. 22) citam como exemplos de ponto ou local de articulação os sinais TRABALHAR, BRINCAR, PAQUERAR, realizados no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e DECORAR realizados na testa.

3. O movimento;

Alguns sinais são estáticos em um local, outros contêm algum movimento. Dessa forma, podemos entender que o parâmetro de movimento refere-se ao modo como as mãos se movimentam (movimento linear, em movimento da forma de seta arqueada, circular, simultânea ou alternada com ambas as mãos, etc.) e para onde estão movimentando (para a frente, em direção à direita, esquerda, etc...)

4. Orientação/direcionalidade;

É o plano em direção ao qual a palma da mão é orientada. Alguns sinais têm a mesma configuração, o mesmo ponto de articulação e o mesmo movimento, e diferem apenas na orientação da mão. É importante perceber como a modificação de um único parâmetro pode alterar completamente o significado do sinal. Segundo Felipe e Monteiro (2007, pg. 23) os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade, como os verbos SUBIR e DESCER, ACENDER e APAGAR, ABRIR-PORTA e FECHAR-PORTA.

5. Expressão facial e/ou corporal;

Também chamados de componentes não manuais, incluem o uso de expressões faciais, linguagem corporal, movimentos da cabeça, olhares, etc. Se uma pessoa quer demonstrar que está com raiva de alguém ou de algo, talvez não precise usar nem um sinal. Basta utilizar apenas a expressão facial. Ou, se alguém fizer uma pergunta para responder "sim" ou "não", basta simplesmente balançar a cabeça de acordo. Estas são simples situações para exemplificar este parâmetro, todavia, durante uma conversa em Libras, é necessário combinar diversos componentes não manuais com sinais específicos para esclarecer a mensagem.

Perguntas interessantes