A Reforma Sanitária no Brasil foi um processo que fortaleceu a modernização e a democratização na transformação das ações políticas nos âmbitos institucionais, operativos e jurídicos, para que a oferta à saúde fosse respeitada por todos. Com relação à organização política dos serviços de saúde no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a. O SUS, mais do que uma forma de sistematizar e, portanto, nortear a administração do setor saúde, é um modelo de atenção à saúde e surge como um ideal contra-hegemônico constituído a partir de um expressivo esforço da sociedade civil.
b. O SUS foi elaborado com base em intensas discussões que tiveram como marco o Movimento da Reforma Sanitária na década de 1970; exemplo de um movimento resultante da organização da sociedade que, em síntese, criticava e lutava pela mudança nas práticas e na organização dos serviços de saúde.
c. Em 1988, o cenário vigente no setor de saúde não era, portanto, democrático, uma vez que o acesso à saúde não era universal, mas restrito a parcelas da população e, além de não ser integral, era reducionista (centrado na patologia) e fragmentado, não atendendo à totalidade das necessidades de saúde do indivíduo.
d. As discussões levantadas no Movimento da Reforma Sanitária foram oficializadas na VII Conferência Nacional de Saúde (CNS) ocorrida em 1986, e foi baseada nessas discussões que a nova Constituição Brasileira, de 1980, instituiu o SUS e elaborou o texto que rege a área da saúde.
e. Apesar de todos os avanços, o SUS é um sistema de saúde em desenvolvimento que permanece na luta para garantir a cobertura universal e equitativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação: letra d
o correto seria baseada nas discuções da constituição Brasileira de 1988
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás