2- A ginástica está classificada em duas modalidades. Cite-as e explique cada modalidades
3- Onde e quando efetivamente a ginástica se desenvolveu?
4- Qual a palavra grega que deu origem a ginástica? E o que significa?
5 Onde e em que ano a ginástica foi utilizada pela primeira vezem una Olimpiada?
6 Cite as subdivisões da ginástica competitiva e explique-as:
7- Cite as subdivisões da ginástica não competitiva e explique - as:
quem me ajuda Deus está com você
Soluções para a tarefa
Resposta:
2. A ginástica está classificada em duas modalidades:
As competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc.
3.
Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Por volta de 2600 a.C.
4.
"Gymnádzein", que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).
5.
A ginástica é um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas.
6. Cite as subdivisões da ginástica competitiva e explique-as:
Ginástica artística
Ginástica acrobática
Ginástica de trampolim
Ginástica rítmica
Ginástica aeróbica
▪ A ginástica artística exige muita técnica.
As provas masculinas e femininas são diferentes. Os homens executam provas com os seguintes equipamentos: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo.
As provas das mulheres, por sua vez, consistem em exercícios de paralelas assimétricas, salto sobre a mesa, solo e trave de equilíbrio.
▪ A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).
▪ A ginástica de trampolim consiste em saltos acrobáticos em uma cama elástica. Essa modalidade pode ser disputada nas seguintes provas: duplo mini-trampolim, trampolim individual, trampolim sincronizado e tumbling.
▪ A ginástica rítmica é praticada apenas por mulheres, que fazem dessa modalidade um verdadeiro espetáculo de dança, uma vez que as ginastas se movimentam ao longo de toda a apresentação.
Com princípios na ginástica moderna, a base desta modalidade são os movimentos.
Os aparelhos utilizados na ginástica rítmica são: arco, bola, corda, fita e maças.
▪ A ginástica aeróbica é uma modalidade em que os ginastas executam movimentos aeróbicos muito difíceis, que consistem na interpretação da música que acompanha o exercício, caracterizada pelo ritmo acelerado, tal como os utilizados nas academias.
É nessa modalidade, que os praticantes atingem flexão acima dos ditos limites do corpo. Seus exercícios são tipicamente desempenhados em circos, ou práticas que envolvam alongamento, como a yoga e o pilates, e constitui um número de espetáculo reconhecido e admirado no mundo, desde a Antiguidade.
Esta ginástica é praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro, antes pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral.
É o objetivo da ginástica cerebral estimular os hemisférios do órgão para que trabalhem simultânea e integralmente, o que oferece a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial.
Além dos exercícios físicos, consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.
Com duração de aproximados sessenta minutos, as práticas da ginástica localizada levam ao condicionamento físico, emagrecimento e fortalecimento muscular. Sua prática lembra a ginástica aeróbica.
Contorcionismo
▪ Ginástica cerebral
▪ Ginástica laboral
▪ Ginástica localizada e de academia
▪ Ginástica natural, corretiva, de compensação e de conservação
▪ Hidroginástica