2) A existência e reprodução das classes dominadas funciona como condição básica de existência do modo de produção capitalista. À medida que a desigualdade e a exploração constituem a própria essência da sociedade capitalista, (Raichelis, 1988). Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade em, Alternativas: a) a solidariedade. b) a contradição de classes. Alternativa assinalada c) a ideologia. d) a intersubjetividade. e) o saber/poder.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A concepção marxista de mundo entende a contradição entre as classes sociais como essência da sociedade capitalista.
Assim, é correto dizer, como afirma a alternativa b), que a contradição, ou a luta de classes, é o que fundamenta o funcionamento do modelo econômico capitalista, na medida em que é na relação de conflito entre exploradores e explorados, capitalistas e proletários, que reside o motor da história, como afirmaria Karl Marx.
É notável que este dualismo é criticado amplamente em nossos dias, revelando-se que muitas vezes a relação não tem apenas dois lados em choque, mas centenas de participantes que disputam, convergem e etc.
abraços!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás