História, perguntado por endrosribas34, 10 meses atrás

2. A doutrina comunista foi desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx no século

XIX. Que doutrina foi essa? _________________________________________________

______________________________________________________________________________

3. Quem foi Karl Marx? ___________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

4. Explique o que era o czarismo. ________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

5. Quais as consequências da Revolução Russa? _____________________________​

Soluções para a tarefa

Respondido por marygabyzinha157
1
  1. Resposta:Marx, judeu alemão, publicou juntamente com Engels, em 1848, o célebre Manifesto Comunista, que abordava o programa da Associação dos comunistas fundada em Paris. Em Londres, onde viveu quase toda sua vida, publicou em 1867 sua principal obra, O Capital, cujos dois últimos volumes foram publicados por Engels.

Em sua tese, Marx acreditava como doutrinas fundamentais as seguintes ideias:

• A interpretação econômica da história. Todos os grandes movimentos políticos, sociais e intelectuais da História foram determinados pelo meio econômico de onde surgiram.

• A luta de classes afirma que os indivíduos pertencem a grupos tanto sociais quanto econômicos, e agem movidos por ideias e interesses que entram em conflito com outros grupos. A luta entre as classes faz parte da História:

Idade Antiga, a luta entre senhores e escravos.

Idade Média, o conflito entre os mestres das corporações e os trabalhadores e entre os senhores feudais e os vassalos.

Idade Moderna, a classe capitalista e os proletários.

• Teoria da evolução socialista. Marx acreditava que o fim do capitalismo dar-se-ia através do proletariado, no qual o Estado seria o detentor dos meios de produção. O socialismo seria somente uma fase de transição para o comunismo, que deveria constituir uma sociedade sem classes, onde o Estado praticamente não existiria.

• A Dialética. Tanto a natureza quanto o homem sofrem processos de transformações constantes. Esse processo é dialético, ou seja, movimenta-se através de forças contrárias, por exemplo, o bem e o mal, o que domina e o que é dominado. Marx acredita que esse embate promove mudanças quantitativas e qualitativas na sociedade.

  • Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo, economista liberal, revolucionário alemão e um dos fundadores do socialismo científico. A obra de Marx influenciou a Sociologia, a Economia, a História e a até a Pedagogia.

Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917.

  • Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado. Agiam politicamente em função da grandeza imperial e da ampliação de seu poder como déspota.

O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo.

  • A falta de liberdade, no regime czarista era quase absoluta, mesmo para a nobreza, classe social teoricamente livre mas que vivia subjugada pelo czar.
  • Por último, o czar Nicolau II, mesmo transformando o país numa monarquia constitucional, incluindo um parlamento, não conseguiu travar o socialismo que se instalouCausas da Revolução Russa: contexto histórico
  • Na Rússia, durante o século XIX, a falta de liberdade era quase absoluta.
  • No campo, reinava uma forte tensão social, devido à grande concentração de terras na mão da nobreza. A Rússia foi o último país a abolir a servidão, em 1861 e em muitos lugares, continuava-se com o sistema de produção feudal.
  • A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881), pouco adiantou para aliviar as tensões no campo. O regime czarista reprimia a oposição e a Ochrana, polícia política, controlava o ensino, a imprensa e os tribunais.
  • Milhares de pessoas eram enviadas ao exílio na Sibéria condenadas por crimes políticos. Capitalistas e latifundiários mantinham o domínio sobre os trabalhadores urbanos e rurais.
  • No governo do czar Nicolau II (1894-1917), a Rússia acelerou seu processo de industrialização aliada ao capital estrangeiro. Os operários concentraram-se em grandes centros como Moscou e São Petersburgo.
  • Apesar disso, as condições de vida pioraram, com a fome, o desemprego e a diminuição dos salários. A burguesia também não era beneficiada, pois o capital estava concentrado nas mãos dos banqueiros e dos grandes empresários.
  • A oposição ao governo crescia. Um dos maiores partidos de oposição era o Partido Social Democrata, mas seus líderes, Plekhanov e Lenin, tinham que viver fora da Rússia para fugir das perseguições políticas.
  • O Partido Operário Social-Democrata Russo era crítico com a política do país. Porém, as divergiam de como solucionar os problemas da Rússia. Isto acabou por dividi-lo em duas correntes:
  • Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder.
  • Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleiçõe
Perguntas interessantes