2)
A Criminologia é parte das ciências criminais, ciências essas que se dedicam a estudar o crime e a criminalidade por distintas perspectivas e através de métodos diferentes, mas com objetivos semelhantes. Nesse sentido, o Direito Penal e a Política Criminal, juntamente com a Criminologia, ainda que se ocupem de aspectos distintos do fenômeno criminal, possuem direcionamento em comum quanto aos seus interesses: o controle e a prevenção da criminalidade. Frente a esse objetivo, é fundamental que a cooperação entre essas ciências possa existir, para que medidas mais eficientes de enfrentamento ao fenômeno criminal e prevenção à criminalidade possam ser implementadas de forma concreta.
De acordo com as informações dispostas na tabela abaixo, associe as ciências criminais, cujos nomes vêm apresentados na Coluna A, com suas respectivas definições, definidas pela Coluna B.
Coluna A
Coluna B
1. Direito Penal
I. Ciência empírica e interdisciplinar, que busca compreender as causas e consequências da criminalidade.
2. Política Criminal
II. Ciência dogmático-normativa que define as condutas humanas socialmente reprováveis que serão consideradas como crimes, determinando o castigo aplicável.
3. Criminologia
III. Ciência penal que investiga as estratégias e formas de controle social da criminalidade.
A seguir, assinale as alternativas que representam a associação correta entre as colunas A e B sobre as Ciências Penais.
Alternativas:
a)
1-III, 2-II, 3-I
b)
3-I, 1-II, 2-III
c)
3-III, 2-I, 1-II
d)
3-II, 2-III, 1-I
e)
2-II, 3-III, 1-I
Soluções para a tarefa
Resposta: b) 3-I, 1-II, 2-III
corrigido pelo AVA
A associação das colunas a respeito das Ciências Penais corresponde a letra "b": 3-I, 1-II, 2-III.
Ciências Penais
O Direito Penal (ciência dogmático-normativa), a Política Criminal (ciência investigativa) e a Criminologia (ciência empírica e interdisciplinar) são três campos de estudos das Ciências Penais, os quais, apesar de terem aspectos e perspectivas distintas e operarem por métodos diferentes, se congregam e possuem objetivo comum, que é o controle da criminalidade e a sua devida prevenção.
Desse modo, podemos dizer que são campos complementares, que se trabalhados em cooperação, torna o estudo e a prática muito mais eficientes, assim, viabilizando um melhor enfrentamento do fenômeno criminal.
Continue estudando sobre crimes em: https://brainly.com.br/tarefa/25107870
#SPJ2