2 - A 1ª Lei da termodinâmica pode ser entendida como uma afirmação do princípio da conservação de energia. Sua expressão analítica é dada por ΔU = Q – T, onde ΔU corresponde à variação da energia interna do sistema, Q a quantidade de calor trocado e T ao trabalho realizado. Baseando-se nessa afirmação, um sistema pode receber trabalho sem fornecer ou receber uma quantidade de calor e sua energia interna aumentar? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
т > 0 para trabalho realizado e т < 0 para trabalho realizado sobre ele.
Portanto quando um sistema recebe trabalho o T é menor que zero, ou seja, negativo
Jogando na fórmula:
ΔU = Q – T
AU = 0 - ( - T)
AU = 0 + T
Então sua energia interna é positiva
Portanto quando um sistema recebe trabalho o T é menor que zero, ou seja, negativo
Jogando na fórmula:
ΔU = Q – T
AU = 0 - ( - T)
AU = 0 + T
Um sistema pode sim receber trabalho sem fornecer ou receber determinada quantidade de calor e sua energia interna, aumentar.
Vamos aos dados/resoluções:
Trabalho é a medida de energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento específico, com isso, senão houver força e deslocamento, não existe trabalho. Ou seja, o corpo se move sob a ação de uma força de módulo constante F que acaba atuando sobre ele na mesma direção e sentido de seu deslocamento.
PS: E com isso, a física disserta sobre o trabalho como a possibilidade de medida de energia, assim como uma ajuda fundamental para a ciência como um todo.
Como foi dito no começo, um sistema pode sim receber trabalho sem receber ou fornecer determinada quantidade de calor e ainda assim sua energia aumentar, porém precisa que essas transformações sejam ocorridas utilizando recipientes que utilizem formas de refratar o calor ou uma expansão rápida.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/28997880
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)