1º )
- O que é teatro?
- De onde se originou o teatro e o que ele significa?
- Quando e através de que o teatro surgiu no Brasil?
- Qual o objetivo do Teatro de matriz indígena, africana e afro - brasileira?
- Qual foi o marco do teatro afro - brasileiro e o que ele busca promover?
- O OLODUM é um grupo teatral de referência nacional do teatro negro moderno, Onde ele surgiu e quais são alguns de seus objetivos?
Soluções para a tarefa
(1) Teatro, do grego θέατρον, é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
(2) A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. ... Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu.
substantivo masculino
1.
TEATRO
lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.
2.
POR METONÍMIA•TEATRO
o ofício ou a arte teatral.
"atua no t. desde pequena"
(3) O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.
(4) O Teatro de matrizes indígenas pode ser definido como evento que aborda o processo de formação do cenário histórico e cultural nacional, por intermédio da análise e compreensão das diferentes etnias e povos que constituem a população atual.
(5) Idealizado pelo economista Abdias do Nascimento, o TEN buscava promover o protagonismo negro em contraposição a representações caricaturais e estereotipadas que figuravam, até então, nos palcos brasileiros.
(6) Alguns anos antes, aflorara em Abdias uma inquietação perante a ausência dos negros e dos temas sensíveis à história da população negra nas representações teatrais brasileiras. Em geral, quando lhes era concedido algum espaço cênico, este vinha para reforçar estereótipos, a partir do direcionamento dos atores/atrizes negros/as a papéis secundários e pejorativos. Havia, segundo ele, uma rejeição do negro como “personagem e intérprete, e de sua vida própria, com peripécias específicas no campo sociocultural e religioso, como temática da nossa literatura dramática.”
(Espero ter te ajudado ♡)