Filosofia, perguntado por BarbaraFirmiano, 11 meses atrás

A metáfora proposta pela Alegoria da Caverna pode ser interpretada da seguinte maneira:

Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras.

A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.

As sombras na parede e os ecos na caverna: sombras e ecos nunca são projetados exatamente do modo como os objetos que os ocasionam são. As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.

A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.

A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

Sendo assim, responda ao seguinte questionamento:

A partir destes conhecimentos faça uma análise que verse sobre a importância da educação e da aquisição do conhecimento ( saída da caverna para contemplar a luz), como condição humana que permite buscar sempre mais verdade, estabelecendo-se o pensamento crítico.

Soluções para a tarefa

Respondido por belemlopese
13

Resposta:

e primeiro parágrafo acima

Perguntas interessantes