História, perguntado por ViihSouza3111, 3 meses atrás

"1968 foi ano da virada pra pior. O regime militar, com três anos de vida, desgastara-se aos olhos da classe média que apoiara o golpe. A morte do estudante edson luís, em março, possibilitou a mobilização da opinião pública contra a ditadura (passeata dos cem mil), mas ao mesmo tempo fortaleceu a extrema direita militar que, em dezembro, impôs a edição do ai-5 e efetuou centenas de prisões" gullar, ferreira. Apud barbosa, marialva carlos. 1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento. Galáxia (são paulo), são paulo, n. 29, 205, p. 65. A manifestação descrita pelo texto está inserida no contexto de a enfrentamento contra o golpe civil-militar e de demonstração do apoio ao jango. B abertura política, diante da impossibilidade do regime se sustentar no poder. C resistência à ditadura no momento em que leis autoritárias eram promulgadas. D reivindicação pelas eleições diretas para presidente da república. E mobilização popular a favor da instauração de um regime militar

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
0

O ano de 1968 foi importante para o regime militar e foi marcado por “resistência à ditadura no momento em que leis autoritárias eram promulgadas.” (alternativa c)

O ano de 1968 no Brasil  

No ano de 1968 o Brasil passou por eventos marcantes no contexto do regime militar. Parte da sociedade passou a ir para as ruas para se manifestar contra o regime enquanto isso, os militares tornaram o regime ainda mais repressivo a partir da instituição do AI-5.

O AI-5 foi um decreto que legitimava o regime, aumentando os poderes do presidente ao mesmo tempo que suspendia os principais direitos constitucionais e estabelecia a censura em meio à insatisfação da sociedade.

Aprenda mais sobre o regime militar em: https://brainly.com.br/tarefa/221450

#SPJ4

Perguntas interessantes