19204 . 7 - Comunicação e Expressão - 20201.A
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
1. Pergunta 1
Durante nossa participação em qualquer acontecimento social, para a o efetivo ato de comunicação, é necessário que as mensagens produzidas entre os falantes possam ser interpretadas e compreendidas entre os interlocutores durante o processo.
Desse modo, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a comunicação e sua importância para o ser humano, é correto afirmar que, em momento de interlocução, é um exemplo de situação de ato comunicativo:
1. quando, diante de uma placa de trânsito cujo aviso de parada proibida ficou ilegível devido a uma pichação, um carro está estacionado.
2. quando, diante de um médico, durante uma consulta, há um gesto realizado por um paciente, apontando uma parte do corpo na qual sente dor.
3. quando, diante de um aviso, em um aeroporto, escrito em uma língua diferente daquela do falante, ele precisa de ajuda para compreender as informações.
4. quando há um participante em uma palestra realizada em uma língua por ele desconhecida.
5. quando, diante de um cardápio, em um restaurante de comida regional, um turista precisa da ajuda de um falante da região para realizar sua escolha.
• Pergunta 2
A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa, levando em conta as intencionalidades dos interlocutores.
Assim, leia o texto a seguir, no qual o eu lírico faz uma reflexão sobre a composição de um poema, analisando as funções da linguagem nele expressas.
Psicologia da composição – VI
Não a forma encontrada
como uma concha, perdida
nos frouxos areais
como cabelos;
não a forma obtida
em lance santo ou raro,
tiro nas lebres de vidro
do invisível;
mas a forma atingida
como a ponta do novelo
que a atenção, lenta,
desenrola,
aranha; como o mais extremo
desse fio frágil, que se rompe
ao peso, sempre das mãos
enormes.
Fonte: MELO NETO, João Cabral de. In: Marly de (Org.) João Cabral de Melo Neto: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. pp. 95-96.
Dessa forma, observando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre funções da linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Encontramos a função emotiva, pois o eu lírico expressa suas emoções, ocorrendo o uso de verbos conjugados na primeira pessoa e pronomes de primeira pessoa.
II. ( ) Encontramos a função metalinguística, pois o poeta usou um poema para falar da composição desse tipo de texto.
III. ( ) Encontramos a função poética, pois ocorre a manipulação das palavras, predominando a valorização da linguagem em si.
IV. ( ) Encontramos a função apelativa, pois o emissor deseja alterar o comportamento do leitor, o receptor da mensagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, F, F.
2. F, F, F, V.
3. V, F, F, V.
4. V, V, F, V.
5. F, V, V, F.
• Pergunta 3
Diante dos textos com os quais temos contato em nosso cotidiano, muitas vezes precisamos contar com o repertório que adquirimos com as experiências vividas, ou seja, precisamos contar com as informações que acumulamos durante a vida, para que possamos compreender as mensagens emitidas por nossos interlocutores. Isso ocorre porque há informações que não estão explícitas, ou que não são evidentes, e ter esse repertório ajuda a completar as mensagens veiculadas e informações trazidas pelos enunciados.
A seguir, leia os textos I e II.
Texto I
Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
[...]
Fonte: ABREU, Casimiro de. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 5ª ed. São Paulo: Cultrix, 1977. P. 161 (Fragmento).
Texto II
Meus oito anos
Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
Das horas
De minha infância
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra!
Da rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais
[...]
Fonte: ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 1991. p. 28.
A partir das informações apresentadas, da análise dos textos e dos estudos realizados sobre procedimentos de leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado no texto II foi:
1. a inferência.
2. o implícito.
3. a comparação.
4. a intertextualidade.
5. a metalinguagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
1
Explicação:
inferência, inferência
IrlaaEstudiosa:
a resposta da questão dois?
Respondido por
9
Resposta:
4. a intertextualidade
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás