19- Utilize as palavras do quadro para elaborar um texto sobre as relações entre alguns fazendeiros e a
monarquia brasileira após a abolição da escravidão.
( abolição
revolta
fazendeiros de café Vale do Paraíba
indenização sustentação política )
Soluções para a tarefa
Explicação:
A abolição transformou-se num caminho sem retorno, quando o exército, em outubro de 1887, manifestou-se em petição à princesa Isabel, solicitando dispensa de perseguir os escravos fugidos. No final de 1887, a maioria dos fazendeiros acabou por se converter ao abolicionismo, ou melhor, por se resignar a ele. Em 13 de maio de 1888, depois de tramitar na Câmara e no Senado, a lei que abolia a escravidão foi levada à sanção da Princesa Isabel, que então exercia a Regência no lugar do pai. Não se deve ignorar a importância da Lei Áurea, que libertou cerca de 700 mil escravos que ainda havia no país. Além disso, criou mais ressentimentos contra a monarquia, abrindo caminho para a República.
A relação de apoio entre a monarquia brasileira e os fazendeiros foi rompida após a abolição da escravidão em 1888. Com a libertação dos escravizados, o imperador perdeu o apoio político dos fazendeiros do Vale do Paraíba, pois não tinham mais quem trabalhassem em suas fazendas.
Eles esperavam que após a abolição, o governo concederia uma indenização para arcar com os prejuízos da perda dos trabalhadores escravizados. A indenização não foi dada pelo governo, o que levou os fazendeiros a uma grande revolta e a romper o apoio que davam ao imperador.
Desta maneira, a monarquia perde o último grupo que dava sustentação política ao governo imperial e o movimento pelo republicanismo cresce ainda mais no Brasil, até que em 1889, o imperador sofre um golpe militar e a república é proclamada no Brasil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/39521023