Artes, perguntado por freefireawp007, 11 meses atrás

19- Em qual período da história da dança a bailarina terá o maior destaque e inventam a sapatilha
de ponta e roupas mais femininas como o tule?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafittas31
4

Resposta:   A sapatilha de ponta é um tipo de sapato usado por bailarinos ao dançar uma peça de ballet. Sapatilhas de ponta foram concebidas em resposta ao desejo de bailarinos para aparecer sem peso, sílfide e evoluíram para permitir bailarinos a dançar en pointe (nas pontas dos seus dedos do pé) por longos períodos de tempo. Elas são normalmente usadas ​​por bailarinas, embora bailarinos possam usá-las para funções não-ortodoxas, como as irmãs feias em Cinderela, ou em companhias de dança que caracterizam homens dançando como as mulheres, tais como Les Ballets Trockadero. Elas são fabricadas em uma variedade de cores, mais comumente em tons de rosa claro.

As mulheres começaram a dançar ballet em 1681, vinte anos após o rei Luís XIV da França ordenou a fundação da Academia Real de Dança. Naquela época, os calçados de balé das mulheres padrão teve calcanhares. No meio do século 18 a bailarina Marie Camargo do Paris Opera Ballet foi a primeira a usar uma sapatilha de ponta primitiva permitindo-lhe realizar saltos que teria sido difícil, se não impossível, com as sapatilhas convencionais da época. Após a Revolução Francesa, essas sapatilhas foram completamente eliminadas do ballet padrão. Essas sapatilhas antecessoras foram o plano de fundo para as sapatilhas de ponta modernas presas aos pés por fitas e pregas constituídas de acordo que as mesmas pudessem dar suporte aos dedos dos pés permitindo que  bailarinos saltassem, executassem voltas, e estendessem completamente os pés.

Se discute qual dessas bailarinas foi de fato a primeira a dançar nas pontas: Genevieve Gosselin,Evdokia Istomina, Amalia Brugnoli, Fanny Bias ou Marie Taglioni. E há ainda quem aponte Anna Pavlova por este feito.

Geneviève Gosselin estudou com Jean-François Coulon , que era um dos professores mais renomados da Europa na época. Tornou-se professor da “classe de perfeição” na Opéra de Paris em 1807 e também ajudou na produção de sapatilhas após 1810. Gosselin ingressou na Opéra de Paris em 1806 com a idade de quinze anos. Ela tinha excelente técnica e foi a primeira bailarina a desenvolver a arte de ser na ponta em 1813.

Em 1815, ela foi escalada como heroína em “Flore et Zéphire” , um dos primeiros balés românticos da época. O ballet foi coreografado por Charles Didelot , o principal coreógrafo do Ballet Imperial Russo. Didelot inventou a “máquina voadora”. E por causa dela, Geneviève Gosselin poderia se apresentar em sapatilhas de ponta . Esta foi a primeira aparição de bailarinos na ponta. Gosselin só conseguiu se equilibrar por breves momentos nas sapatilhas de ponta (embora um crítico diga que ela se equilibrou por um minuto). Gosselin pavimentou o caminho para Amalia Brugnoli e Marie Taglioni , que muitas vezes recebe a maior parte do crédito por iniciar a tendência de sapatilhas de ponta.

Na mesma época na Russia, Evdokia Istomina, também aluna de Didelot, também dançaria nas pontas. Ela estreou no Ballet Imperial Russo em 1815 para aclamação imediata e dançou vários ballets de Didelot.

Então, foram Genevieve e Evdokia a dançarem nas pontas primeiro.

Fanny Bias em spikes.jpg

Fanny Bias foi uma bailarina francesa da Opera de Paris e dançou nas pontas em 1821, vista em uma litogravura (tipo de pintura na pedra) da sua época também no mesmo papel do ballet “Flore et Zéphire” de Didelot.

Amalia Brugnoli foi uma bailarina italiana que dançou nas pontas pela primeira vez em 1822 com o ballet “La Fée et le Chevalier” ao lado de Armand Vestris. Marie Taglioni a viu dançar, e embora ela fizesse coisas impressionantes nas pontas do pés, ela não achou sua performance graciosa porque “para se levantar na ponta, ela teve que fazer grandes esforços com os braços”.

Marie Taglioni, bailarina italiana, só dançou nas pontas em 1832 no ballet “La Sylphide” . Um ballet especialmente criado para ela por seu pai Philippe Taglioni. De fato foi ela quem aperfeiçoou e popularizou a dança na ponta do pé. A sua performance neste ballet foi fortemente aclamada pelo publico. Ela se tornou a bailarina símbolo do ballet romântico e dançar nas pontas e foi graças a ela que a ponta se tornou sinônimo de leveza e desde então marca a diferença do homem (que ate hoje eh muito raro de usar pontas) e a mulher que vai sempre dançar nas pontas. Agora, afirmar com toda certeza que foi ela quem usou a sapatilha de ponta primeiro, eh um erro.

Anna Pavlova foi uma bailarina russa do Ballet Imperial Russo no século XIX. Foi uma das bailarinas mais influentes e famosas do seu tempo que inclusive chegou a ter uma sobremesa com seu nome. Pavlova tinha particularmente um colo de pé muito arqueado, o que a deixou vulnerável a lesões ao dançar nas pontas.

Explicação:


freefireawp007: nao tei como resumi e so duas linhas que e para eu faze mas mesmo assim vou te da coração e estrela
Perguntas interessantes