18Embora tenha sido publicado em jornal, o texto contem recursos mais comuns na linguagem literaria do que na jornalística. Exemplificam tais recursos a hiperbole e a metafora, que ocorrem, respectiva mente, nos seguintes trechos:A ’corredores de portas muito altas"; "fantasma em cinzentos".B "vale de lagrimas"; "passado embrulhado em papel de seda".C "doida de desejo'; "um barulho de copos tinindo".D "mulheres desesperadas"; "sob o ceu de anil de Minas".E "roça brilhante de sol"; "chocolates sedutores e proibidos".
Soluções para a tarefa
Olá!
A colunista Nina Horta, em seu texto "Uma tia-avó" descreve o pouco que se lembra de sua infância. A autora fala então da casa de sua tia-avó no interior de Minas Gerais, onde ia passar as férias, e sobre como esta era triste e silenciosa, assim como a sua dona.
A conclusão do texto nos dá a entender que pouca falta, Nina Horta sente deste período de sua vida visto que, para ela, Belo Horizonte era uma terra triste que "só valia como passagem para a roça brilhante de sol que me esperava".
Levando em consideração que a hipérbole se trata de uma figura de pensamento que denota uma ideia exagerada e que a metáfora se trata de uma comparação entre duas coisas ou fenômenos, podemos dizer que a alternativa correta é a letra B.
A expressão "vale de lágrimas" é um exagero, visto que ninguém pode chorar tanto assim e “passado embrulhado em papel de seda” é uma metáfora para a existência do passado nos dias presentes.