18) (fgv - sp-2009) em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por fidel castro tomaram o poder em cuba. A luta revolucionária:.
Soluções para a tarefa
A revolução Cubana foi um movimento de luta armada que derrubou o governo do ditador Fulgêncio Batista (apoiado pelos EUA). A revolução, ocorrida durante a Guerra Fria e depois de tomarem o poder Cuba se alinha ao regime Socialista da União Soviética se vinculando a essa política econômica.
Contexto Histórico de Cuba:
Cuba havia se tornado independente da Espanha, com a ajuda dos Estadunidenses no ano de 1898. De modo que os Estados Unidos passaram a ter uma grande influência na ilha do caribe e para consolidar o domínio sobre a ilha os americanos aprovaram a “Emenda Platt” que dava direito aos Americanos a intervirem no país, isso causou uma revolta dos nacionalistas cubanos.
Golpe em 1952
No ano de 1952, Fulgêncio Batista assumiu o poder na ilha por meio de um golpe de Estado com apoio dos EUA. Fulgêncio instalou um governo corrupto e extremamente violento.
Isso gerou revolta na população cubana e em julho de 1953, Fidel Castro e diversos setores da sociedade se uniram para tentar derrubar o governo, porém a tentativa de Golpe dá errado e Fidel é preso.
Nova Tentativa de tomar o poder em Havana:
Em 1959, Fidel Castro organiza uma nova tentativa de derrubar o governo de Fulgêncio de Batista após uma intensa batalha iniciada em Sierra Maestra, Fidel Castro avança com suas tropas pela capital, Havana, Fulgêncio foge do país e os revolucionários tomam o poder.
Inicialmente Cuba, não era um país Socialista, entretanto, as tentativas Americanas de dominar a ilha fez com que a ilha se aproximasse da União Soviética. Os Estados Unidos nunca conseguiram dar um contragolpe na ilha, porém aplicou diversas sanções econômicas, sendo a mais famosa o embargo econômico.
Leia mais sobre revolução Cubana em: https://brainly.com.br/tarefa/1396567