16. Releia um trecho do conto "A orelha de Van Gogh" do Capítulo
a) Reescreva o último parágrafo do trecho acima com foco narrativo em terceira pessoa. Depois comente sobre esse processo de reescrita.
b) Compare o texto original com o reescrito por você. Que mudanças gramaticais você identificou? De exemplos.
TEXTO:
"Minha mãe tinha razão: ele vive em outro mundo, um mundo de ilusões. Contudo, o fato de a ideia ser absurda não me parecia maior problema; afinal, a nossa situação era tão difícil que qualquer coisa deveria ser tentada." [...]
Soluções para a tarefa
a)“A mãe dele tinha razão: ele vive em outro mundo, um mundo de ilusões. Contudo, o fato de a ideia ser absurda não lhe parecia maior problema; afinal, a situação deles era tão difícil que qualquer coisa deveria ser tentada.”
O processo de reescrita alterou o eu-lírico para um narrador observador.
b) observei a troca dos pronomes possessivos para adaptação ao foco narrativo em 3ª pessoa.
a) Reescrita do último parágrafo com foco narrativo em terceira pessoa:
A mãe tinha razão: o pai vivia em um outro mundo, um mundo de ilusões. Contudo, para o filho, o fato de a ideia ser absurda não parecia o maior problema, afinal, a situação da família era tão difícil que qualquer coisa deveria ser tentada.
b) Quanto às mudanças gramaticais, nota-se que foi necessário eliminar marcas da primeira pessoa, como os pronomes minha, me, nossa.
A orelha de Van Gogh
Nesse conto de Moacyr Scliar, há foco narrativo em primeira pessoa, pois a história é contada sob o ponto de vista de um dos personagens: o filho. Trata-se de um narrador personagem, pois conta a história, participando diretamente das situações narradas.
Por isso, há emprego de verbos e pronomes da primeira.
Mais sobre tipos de narrador em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719193
#SPJ2