16. Analisando os itens com as seguintes situações,
I. Alberto, uma pessoa pobre e humilde, foi impedido de entrar numa escola privada, por estar com roupas rasgadas.
II. Carlos Gomes é filho de um professor negro e uma advogada branca, fez amizade com uma jovem filha de médicos brancos. Os pais da moça, ao saberem dessa amizade, pediu a filha que se afastasse do jovem, porque ele é uma pessoa que tem traços negroides.
III. Maria, pedagoga de uma escola pública do Recife, disse à uma garota: você não pode jogar futebol, porque isso é um esporte para homem.
IV. A professora Joana foi impedida de conversar no ambiente de trabalho com as suas duas melhores amigas, estagiárias em Pedagogia, porque as mesmas eram lésbicas.
Verifica-se que caracteriza(m) uma situação de discriminação racial:
A) I e II.
B) apenas o I.
C) apenas o II.
D) apenas o III.
E) apenas o IV
Soluções para a tarefa
resposta; C
explicação; O preconceito racial persiste na sociedade brasileira, embora muitas vezes camuflado. Os negros são hoje no Brasil o grupo étnico-racial mais pobre e com menor nível de escolaridade. Também são os que mais morrem assassinados e são as maiores vítimas da violência policial.
A discriminação racial é definida por um impedimento, ou discriminação em detrimento exclusivo da etnia. Deste modo, podemos entender a segunda asserção, letra “C” como a correta para esta questão.
Apesar de retratar situações de preconceito, como homofobia, machismo, e preconceito de classe nas demais asserções, não se trata de proconceitos da mesma "origem".
Apesar de se considerar que esses preconceitos também são uma espécie de discriminação, não há necessariamente uma ligação com a discriminação racial.
É necessário além de ter ciência que discriminação é crime, e os agentes podem ser penalizados, também trazer a reflexão acerca da necessidade de atacar o que é “diferente”.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/9475301