14. (Unimontes) Em termos legais, a ideia de cidadania diz respeito às regras segundo as quais é conferida a pertença nacional. Essas regras podem ser baseadas na linguagem, no território, ou na combinação de ambos. O sociólogo inglês Thomas Humphrey Marshall problematiza o conceito de cidadania, colocando-o em oposição ao fenômeno da exclusão. Portanto, é INCORRETO afirmar: a) Cidadania se estabelece não só a partir dos deveres de cada indivíduo para com o Estado, mas também pelos direitos que esse Estado lhe garante. b) Um indivíduo que desfruta da condição de cidadão é aquele autorizado a exercer sua liberdade sem restrições sociais e muito menos sem ser constrangido com as normas e regulação do Poder Público. c) Historicamente, o usufruto dos direitos civis permitiu a demanda e obtenção dos direitos políticos, e estes teriam aberto o caminho para a conquista, pela via democrática, dos direitos sociais. d) A evolução do conceito de cidadania possibilitou a afirmação das particularidades de gênero, cultura, raça e sexualidade e, notadamente, de classe social no Brasil contemporâneo.
Soluções para a tarefa
letra B
Um indivíduo que desfruta da condição de cidadão é aquele autorizado a exercer sua liberdade sem restrições sociais e muito menos sem ser constrangido com as normas e regulação do Poder Público
Bom estudos :)
Um cidadão que desfruta da sua condição de cidadão precisa ter cuidado, pois, não pode exercer sua liberdade sem nenhum tipo de restrição social e também será coagido a seguir as normas do poder Público, assim, a letra B está incorreta.
Cidadão e seus direitos principais.
O cidadão e a cidadania são importantes para que a democracia continue existindo, assim, é necessário que as pessoas sempre exerçam seus direitos e deveres, respeitando tudo aquilo que foi estipulado pelo Poder Público e que está dentro da lei.
Leia mais sobre cidadania em: https://brainly.com.br/tarefa/30507547